Prefeitura cumpre TAC e inicia recuperação de fundo de vale

Já fizemos uma limpeza prévia, mas quando concluirmos o cercamento, faremos uma nova inspeção para começarmos o plantio

PRUDENTE - Iury Greghi

Data 24/07/2013
Horário 09:09
 

A Prefeitura de Presidente Prudente iniciou ontem o cumprimento de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público Estadual (MPE), com o objetivo de recuperar parte da mata ciliar em torno do Córrego do Veado. A primeira etapa do acordo é realizar o cercamento de toda a área do fundo de vale que ainda está desprotegida. Depois de finalizada a obra, terá início o plantio de mudas nativas em um dos lados do córrego, próximo à Rua Olívio Crepaldi, no Jardim das Rosas.

Jornal O Imparcial Cercamento da área deve ser concluído em até 20 dias; próxima etapa prevê plantio de 1,5 mil mudas

O acordo foi assumido pelas secretarias de Meio Ambiente (Semea), Obras e Serviços Públicos (Sosp) e a Companhia Prudentina de Desenvolvimento (Prudenco). A construção dos alambrados deve levar em torno de 20 dias e, segundo o responsável pela Semea, Wilson Portella Rodrigues, visa impedir o lançamento de entulhos, restos de galhos e outros resíduos no local. "Já fizemos uma limpeza prévia, mas quando concluirmos o cercamento, faremos uma nova inspeção para começarmos o plantio", expõe.

O segundo passo é plantar aproximadamente 1,5 mil mudas de diversas espécies nativas em volta do córrego. Conforme o autor do TAC, promotor de Justiça de Defesa do Consumidor, André Luís Felício, apenas o lado esquerdo do córrego, em frente ao Prudenshopping, possui mata ciliar aparente, já a outra margem está "desprotegida". Por isso, solicitou que a Prefeitura tomasse providências para recuperar a área e impedir a ação de vândalos. "Com a construção do alambrado e o plantio para recomposição florestal, vamos solucionar dois problemas de uma vez só", comenta.

 

Mata do Calabreta


Outro TAC em andamento entre o MPE e a Prefeitura prevê revitalizar a Mata do Calabreta, no Balneário da Amizade. Os trabalhos tiveram início há cerca de 10 dias e, até o momento, 4 mil mudas já foram plantadas, de um total de 5,7 mil  exemplares previstos.

Conforme Portella, "a intenção é transformar a Mata do Calabreta em um Parque Ecológico com condições de uso para toda população". Ele informou, por meio da Secretaria Municipal de Comunicação, que o prefeito Milton Carlos de Mello, Tupã (PTB), já protocolou junto ao secretário estadual do Meio Ambiente, Bruno Covas, o pedido para que o governo do Estado possa auxiliar o município com recursos para viabilizar a construção de equipamentos e benfeitorias no local.

O projeto de revitalização da Mata do Calabreta inclui a construção de calçadas, banheiros e trilhas ecológicas para os visitantes, além da complementação do cercamento com alambrado para garantir a preservação da área de proteção ambiental. A proposta também conta com a construção de infraestrutura e urbanização com a instalação de equipamentos sociais.
Publicidade

Veja também