Prefeitura de Anastácio disponibiliza Programa de controle do tabagismo

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 15/02/2023
Horário 07:58
Foto: Divulgação
Prefeitura de Anastácio disponibiliza tratamento para quem quer parar de fumar
Prefeitura de Anastácio disponibiliza tratamento para quem quer parar de fumar

A Prefeitura de Santo Anastácio oferece tratamento para controle do tabagismo. O programa é realizado na UBS II (Unidade Básica de Saúde) “Dr Orlando Bertolli”, que é credenciada para o tratamento do tabagismo, sendo o mesmo acompanhado e monitorado pelo DRS-11 (Departamento Regional de Saúde).
De acordo com a Prefeitura, os grupos ocorrem no Postão, às quintas-feiras, às 19h. A equipe atuante é composta pela psicóloga Tháira Gaspar Mendes Lozzi, pela enfermeira Raquel Aparecida Cralcev Vignoli, pela assistente social Isabel Cristina Gomes Dias Munhoz, e pelo médico Yago Tesina Tetila Banar.
A cada grupo são convocados um número de 20 a 25 pacientes. Sendo a média de pacientes que terminam o grupo sem fumar de 50% a 60%.
O modelo é baseado na abordagem cognitivo-comportamental, a qual possibilita que o tratamento seja realizado em grupo, e tem como objetivo auxiliar o fumante a desenvolver habilidades que vão ajudá-lo a permanecer sem fumar. O apoio medicamentoso, quando necessário, é outro recurso usado no tratamento do tabagismo e disponibilizado na rede SUS (Sistema Único de Saúde). Atualmente, são disponibilizados pelo Estado para apoio ao tratamento das pessoas tabagistas os seguintes medicamentos: terapia de reposição de nicotina (adesivos 7mg, 14mg e 21mg), e cloridrato de bupropiona (comprimido 150mg).

Sobre o tabagismo

O tabagismo é considerado um problema de saúde pública. De acordo com dados do Inca (Instituto Nacional do Câncer) o uso de produtos do tabaco no mundo é a segunda causa de morte que poderia ser evitada. O seu uso está associado a diversos tipos de doenças como, por exemplo, vários cânceres, principalmente no pulmão, boca, laringe e faringe; doença pulmonar obstrutiva crônica; doença coronariana; hipertensão arterial; entre outras. Sobretudo, além do fato do usuário estar sujeito a todas essas doenças, outras pessoas que estejam expostas à fumaça também correm riscos de desenvolver problemas de saúde.
Contudo, diminuir o consumo de cigarros é um objetivo importante hoje da política de saúde pública, pois maior consumo hoje de cigarros leva a maiores gastos com cuidados médicos e maiores custos econômicos para a sociedade.

SAIBA MAIS
Pesquisas divulgadas pelo Ministério da Saúde mostram que cerca de 80% dos fumantes desejam parar de fumar. No entanto, apenas 3% a cada ano conseguem sucesso sem ajuda profissional.

Publicidade

Veja também