O prefeito da Estância Turística de Presidente Epitácio, André Lima (Republicanos), declarou situação de emergência na cidade, através do Decreto nº 4.419/2025, depois que uma forte chuva acompanhada de intensas rajadas de vento, registrada na tarde do sábado (6), ter provocado prejuízos em várias regiões do município. Houve queda de árvores, galhos, danos à rede de energia elétrica e árvores que atingiram a fiação, gerando pontos de risco e interrupções no tráfego. Não houve vítimas, apenas danos materiais.
De acordo com a Prefeitura, o decreto permite agilizar procedimentos, reforçar a mobilização das equipes e adotar medidas imediatas para mitigar os impactos causados pelo temporal.
Segundo informações da administração municipal, os bairros Jardim Real II, Alto do Mirante e Pioneiros estão entre os mais atingidos. Também houve ocorrências significativas nas ruas José Vicente de Souza (quadra 23), Alziro Baltazar (quadra 29), Carlos José dos Santos (quadra 17), Alípio da Silva, João Pessoa (quadra 19), Rio Branco (quadra 23) e Maceió (quadra 24), onde uma grande árvore caiu, mas já foi totalmente removida pelas equipes municipais. As ocorrências envolveram ainda danos à rede elétrica, árvores caídas e sobre a rede, exigindo resposta imediata.
Desde o início da tarde de sábado, a Prefeitura mobilizou uma força-tarefa integrada, composta pela Secretaria Municipal de Obras, Defesa Civil Municipal e pelo Corpo de Bombeiros, que trabalham em conjunto na remoção de árvores e galhos, desobstrução de vias e identificação de áreas com risco potencial.
A concessionária Energisa Sul-Sudeste foi acionada imediatamente após as primeiras ocorrências e segue trabalhando para restabelecer completamente o fornecimento de energia elétrica. Solicitações e novos registros podem ser feitos pelo telefone 0800 70 10 326 ou pelo aplicativo Energisa On.
A Prefeitura reforça que a população não deve se aproximar de cabos caídos ou trechos com fiação exposta, devido ao risco de estarem energizados. A orientação é manter distância e acionar os canais de atendimento apropriados.
Fotos: Cedidas


Vendaval de sábado causou queda de árvores

Algumas árvores caíram sobre a rede de energia