Uma cerimônia realizada na tarde de hoje marcou o início das obras de restauro do Centro Cultural Matarazzo em Presidente Prudente e contou com a presença do prefeito Milton Carlos de Mello, Tupã (Republicanos), do secretário municipal de Cultura, Paulo Silvio Sanches e da secretária de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, Marilia Marton, além de vereadores, representantes de autoridades e sociedade civil.
Segundo o secretário de Cultura de Prudente, Paulo Silvio Sanhes, quando o Centro Cultural foi inaugurado em 2009, perdeu um pouco da sua característica, pois foram construídas salas, diversos equipamentos que acabaram descaracterizando o prédio. “A partir dessa obra de restauro, nós vamos trazer a verdadeira identidade das Indústrias Matarazzo. Não vamos perder nenhum equipamento, todos os equipamentos que já estavam dentro do complexo vão voltar, mas com outra roupagem e ainda com mais atividades, pois nós vamos ter um teatro de tablado aqui dentro do complexo. O Centro Cultural Matarazzo vai continuar com toda a essência cultural, mas vamos incrementar”.
De acordo com ele, o Centro Cultural Matarazzo é o maior patrimônio histórico e cultural de Prudente e da região. “As obras começaram nesta quinta-feira e a previsão é de que tudo esteja pronto até setembro de 2026, lembrando que como é uma lei de incentivo, o recurso já está completo na conta da empresa que fez o projeto e vai realizar a obra”.
O secretário ressalta que em relação à programação do Centro Cultural, nenhuma atividade foi afetada. “Nós fechamos o complexo, mas todas as atividades culturais continuam em outros espaços”.
Paulo acrescenta ainda que essa obra está sendo realizada pela parte histórica, mas também pela parte de zeladoria do município e pela questão estrutural para quem trabalha no local. “A gente vem acompanhando a dificuldade estrutural como goteiras, parte elétrica. São diversas partes do complexo que precisam realmente desta obra de restauro. A obra recebe recursos do Estado - através da PNAB (Política Nacional Aldir Blanc) e Ministério da Cultura, e o município entra apenas com a parte elétrica, que nos próximos meses vai entrar em processo de licitação”.
O projeto de restauro do Matarazzo foi feito pelo escritório Grupo DEArquitetura de Prudente, sob o comando da arquiteta e urbanista Cristiana Pasquini. Ela conta que o escritório fez uma submissão desse projeto na Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, através de um edital de fomento com verbas viabilizadas pela PNAB (Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura). “E nós fomos contemplados, foram 48 projetos e apenas dez foram contemplados. Nós obtivemos a segunda maior nota do Estado na ampla concorrência”.
O valor do recurso é de R$ 2 milhões para realizar a obra de restauro. O projeto, de acordo com Cristiana, foi avaliado por uma banca de profissionais das áreas de arquitetura e patrimônio. “Quando se é contemplado, a gente passa por um processo de validação documental, burocrático e aí a Secretaria de Cultura do Estado, abre uma conta no nome da empresa, e nós fazemos a gestão dessa obra e desse recurso, e a partir daí a gente contrato uma equipe técnica”.
A arquiteta ressalta que para tudo isso acontecer, precisou haver uma concordância do município e do Conselho de Patrimônio de Prudente. “Antes de mandar o projeto, solicitamos à Prefeitura e ao conselho, se eles autorizavam a gente a buscar recurso. Eles aprovaram e a gente seguiu”.
No projeto, segundo Cristiana, todos os galpões existentes serão mantidos. “Vamos restaurar os galpões no sentido industrial, quando a pessoa entrar vai ver que isso era uma indústria. A proposta do projeto é que esse complexo de galpões possa ser reconhecido como patrimônio industrial”.
Para Cristiana, que já fez obra de restauro no MAH (Museu e Arquivo Histórico) Prefeito Antônio Sandoval Netto, também através de edital, um dos braços do seu escritório é “fazer arquitetura como cultura, ou seja, cuidar, salvaguardar o patrimônio”.
A secretária de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, Marília Marton, esteve presente na cerimônia de início das obras de restauro do Centro Cultural Matarazzo de Prudente, e disse que esse projeto estava entre os mais importantes e urgentes do Estado.
“A missão da comissão que escolheu os projetos era elencar quais eram os mais importantes, os mais urgentes e os mais representativas do Estado. E aqui é um complexo histórico, é um dos mais importantes quando a gente fala sobre trilha férrea. É um patrimônio que a gente sempre busca olhar”.
Marília Marton ressaltou que não foi uma escolha da secretária, porque a comissão era formada por técnicos, “então a cidade pode ter orgulho de dizer que realmente é um projeto extremamente relevante, porque as pessoas que fizeram esse projeto conheciam a história para poder chegar com outros mais de 40 projetos e serem selecionados. Eu fico muito feliz”.
Secom
Autoridades reunidas na cerimônia de início das obras de restauro no Matarazzo
Equipe técnica já estava trabalhando