O prefeito de Presidente Prudente, Milton Carlos de Mello, Tupã (Republicanos), que cumpre agenda em São Paulo (SP), participou na manhã desta quarta-feira de uma reunião na sede do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes). O encontro teve como pauta a solicitação de autorização para a inclusão da malha ferroviária, no trecho urbano da cidade, na região da zona leste, em um projeto de revitalização.
Participaram da reunião o secretário regional do Estado do DNIT, Miguel Giacomini, o coordenador de Engenharia Terrestre do DNIT, Reinaldo Félix, o subsecretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Habitação, José Police Neto, além do prefeito Tupã.
De acordo com o secretário municipal de Planejamento Urbano, Laércio Alcântara, a área da linha férrea já possui um projeto em fase final de aprovação dentro do programa Bairro Paulista, do governo do Estado, com investimento estimado em R$ 4,5 milhões. A proposta contempla a modernização do trecho que vai do Atende Prudente até o início da Rua Mendes de Moraes.
“O projeto apresentado pelo prefeito ao DNIT busca a autorização de uso da linha férrea pelo governo federal, integrando essa parte da história prudentina ao nosso plano de unificação da região central com a zona leste da cidade”, explicou Laércio.
O programa Bairro Paulista tem como objetivo transformar áreas urbanas em espaços mais sustentáveis e inteligentes, com foco em mobilidade, segurança viária e qualidade de vida. Em Presidente Prudente, a modernização prevê a criação de um boulevard urbano, que contará com faixas exclusivas para pedestres e ciclistas, áreas verdes e arborização paisagística, além de espaços de convivência e lazer público.
O prefeito Tupã ainda participou de outras agendas na capital. Esteve na Assembleia Legislativa, onde conversou com deputados em busca de emendas para o município, e também no gabinete do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), acompanhado de Gilberto Kassab, onde finalizaram os convênios para liberação de recursos destinados ao Parque Aquático da Cidade da Criança, à solução da cratera na Vila Iti e à reforma das praças esportivas.
Responsável pelos trilhos, a Rumo Logística declarou à reportagem que a concessionária mantém “diálogo construtivo” com a Prefeitura e com o governo do Estado. “A empresa reforça que qualquer intervenção na faixa de domínio da ferrovia requer análise técnica e aprovação da concessionária, uma vez que se trata de uma área sob gestão federal, com regras específicas de uso definidas pela ANTT [Agência Nacional de Transportes Terrestres]”, explica. “A Rumo segue à disposição para apoiar iniciativas que respeitem os parâmetros regulatórios e contribuam para o desenvolvimento urbano sustentável”, finaliza a empresa.