Prefeitura de Prudente publica lei que reserva 20% das vagas de concursos para negros e indígenas

Medida se estenderá ao provimento de cargos efetivos e empregos públicos; texto foi publicado na edição desta sexta-feira do Diário Oficial

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 21/07/2023
Horário 16:09
Foto: Marcello Casal Junior/Agência Brasil
Nova lei reserva 20% das vagas de concursos públicos e processos seletivos para negros e indígenas
Nova lei reserva 20% das vagas de concursos públicos e processos seletivos para negros e indígenas

A Prefeitura de Presidente Prudente publicou, no Diário Oficial desta sexta-feira, a lei nº 11.169/2023, sancionada pelo prefeito Ed Thomas (sem partido) e de autoria da vereadora Nathália Barbosa Gonzaga da Santa Cruz (PSDB), que garante a reserva de 20% das vagas de concursos públicos e processos seletivos para a população negra e povos indígenas.

Conforme especificado no documento, a reserva das vagas se estende ao provimento de cargos efetivos e empregos públicos, no âmbito da administração direta, indireta e no poder Legislativo.

Para os efeitos da lei, será considerado como integrante da população negra ou indígena o candidato que se autodeclarar, de acordo com os critérios utilizados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e pela comissão organizadora do certame.

Caso sejam constatados indícios de fraude, será instaurado procedimento de investigação, podendo ocasionar a desclassificação ou a exoneração do servidor.

As regras da lei serão aplicadas somente aos concursos e processos seletivos a serem iniciados após a sua vigência.

Publicidade

Veja também