Prefeitura de Prudente volta a obrigar uso de máscaras no transporte coletivo

Decreto que retoma exigência foi publicado nesta segunda-feira, em edição extraordinária do Diário Oficial do município

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 28/11/2022
Horário 13:54
Foto: Agência Brasil
Máscara deve voltar a ser utilizada no transporte coletivo de Prudente
Máscara deve voltar a ser utilizada no transporte coletivo de Prudente

A Prefeitura de Presidente Prudente publicou nesta segunda-feira, em edição extraordinária do Diário Oficial do município, o decreto nº 33.700/2022, que retoma a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção facial no transporte coletivo municipal.

De acordo com o documento assinado pelo prefeito Ed Thomas (sem partido), a medida segue recomendação do Conselho Gestor da Secretaria Estadual de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde contra o avanço dos casos de Covid-19.

O texto revoga, portanto, o decreto nº 33.506, de 21 de setembro deste ano, o qual desobrigava o uso da proteção dentro dos ônibus. Também revalida o decreto nº 32.921, de 18 de março de 2022, que determina a utilização de máscaras pela população em locais destinados à prestação de serviços de saúde e nos meios de transporte coletivo de passageiros e respectivos locais de acesso, embarque e desembarque.

A medida já está em vigor.

Uso em locais fechados

Na quarta-feira passada, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) decidiu por recomendar o uso das máscaras de proteção facial em ambientes fechados. A definição foi tomada após uma reunião realizada na manhã daquele dia, na sede da unidade, onde foram analisados os dados relativos à Covid-19, apresentados pela VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal).

De acordo com a titular da Sesau, Márcia Lima Dantas, houve um aumento de aproximadamente 250% nos casos positivos no comparativo entre os meses de outubro e novembro. “Acreditamos que o número de casos positivos seja ainda maior, por conta da subnotificação dos autotestes”, comentou. “Uso de álcool em gel, lavagem das mãos e esquema vacinal completo. Pessoas com sintomas devem evitar aglomerações. Essas são as recomendações da Secretaria Municipal de Saúde”, completou a secretária, que é médica infectologista.

A Sesau reforçou que o Centro de Apoio do Cohabão continua como local de referência para casos sintomáticos, porém, as demais unidades também estão aptas a atender os pacientes que apresentarem sintomas.

Na tarde da terça-feira passada, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) também publicou novas medidas, como a obrigatoriedade da máscara em aeroportos e aeronaves, que entrou em vigor na sexta-feira.

Publicidade

Veja também