Prefeitura de Santo Expedito apoia e incentiva projetos voltados ao turismo da cidade

Turismo Religioso - JOSÉ COSTA

Data 22/06/2021
Horário 06:05
Foto: Comtur
O prefeito Nenê Betio e esse jornalista na reunião do Comtur
O prefeito Nenê Betio e esse jornalista na reunião do Comtur

O prefeito Nenê Betio está dando total atenção aos problemas do turismo em Santo Expedito. O que se percebe é que ele tem acompanhado todas as ações que estão sendo planejadas para quando no retorno mais efetivo das visitas ao município. Ele, como todos seus auxiliares, acredita realmente que o turismo vai ser um grande peso na economia de Santo Expedito e é exatamente por esta razão que o Executivo municipal declara-se incentivador de todos os projetos que estejam voltados ao turismo da cidade.

Reunião
O Conselho Municipal de Turismo de Santo Expedito está constantemente se reunindo a fim de debater ações visando colocar o município em melhores condições para receber cada vez melhor os turistas que aqui chegam, em especial em ocasiões de festividades como as ocorridas antes da pandemia. Todas as ideias são aceitas, não apenas de seus membros, mas também poderão ser apresentadas por moradores ou mesmo por devotos que frequentam a cidade nestas épocas.

Estivemos lá
Na quinta-feira, numa dessas reuniões, o prefeito fez questão de que este jornalista estivesse presente na ocasião para ouvir e da mesma forma opinar sobre os trabalhos que o Comtur prepara para serem desenvolvidos no município. O chefe do Executivo dispõe o seu próprio gabinete para ser um local dessas reuniões.

Continua
Mesmo na pandemia, o grande movimento de devotos a Santo Expedito diminuiu consideravelmente, mesmo assim, continuam as visitas que são feitas quase todos os dias por devotos que vêm agradecer por graças recebidas. O padre Umberto, quando não está em visitas a doentes ou em missão pastoral, faz questão de receber a todos que, movido pela grande fé em Santo Expedito, não medem esforços para visitar a igreja, como da mesma forma as obras do santuário.

E tem mais
Nas religiões afro-brasileiras, Santo Expedito é conhecido como Logunedé, o orixá da caça, pesca, dificuldades financeiras e profissionais.

Um pouco mais da história
Não há qualquer registro de haver se formado uma tradição sobre ele na antiguidade, mas no século VIII ele já recebia culto na Germânia e na Sicília.  Seu culto só iniciou uma difusão mais larga por volta do século XVII, talvez a partir da França, ou da Alemanha, onde era representado como um advogado pisando um corvo que grita cras! cras!, significando as intermináveis delongas nos processos judiciais, contra as quais ele era invocado. Em 1781, foi designado padroeiro de Acireale, na Sicília, e desde então sua devoção se espalhou rapidamente por muitos países. 

E mais ainda
É possível que sua ligação com as causas urgentes derive unicamente do significado do seu nome. Tradicionalmente também é o patrono dos mercadores, navegantes, estudantes e dos que vão prestar exames, mas em anos recentes ele tem sido invocado por hackers, geeks e procastinadores habituais da slacker generation como seu protetor. Afirmam estudos de que ele é o patrono oficial da República da Molóssia, micronação não reconhecida internacionalmente. 

No Brasil
No Brasil sua veneração ganhou corpo nos anos 80 e hoje ele tem multidões de devotos, e sua imagem circula em chaveiros, cartazes, panfletos e santinhos distribuídos aos milhares. Deu seu nome ao município de Santo Expedito, em São Paulo, região de Presidente Prudente e Santo Expedito do Sul, no Rio Grande do Sul.

Santo Expedito vós sois
Valente e forte guerreiro
Tens devotos e fiéis
Por todo o mundo inteiro.
(José Costa)




 

Veja também