Prefeitura e Sabesp recebem óleo de cozinha usado

Pontos de entrega são disponibilizados para que o material seja descartado de maneira correta, sem provocar morte de peixes e prejuízo

REGIÃO - MELLINA DOMINATO

Data 03/01/2024
Horário 08:19
Foto: Freepik
Sabesp alerta que um litro de óleo pode contaminar até 25 mil litros de água
Sabesp alerta que um litro de óleo pode contaminar até 25 mil litros de água

Um litro de óleo pode contaminar até 25 mil litros de água. A informação é da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), a qual explica que isso ocorre porque as substâncias do produto que utilizamos nas delícias culinárias, principalmente as amadas frituras, não se dissolvem na água. Portanto, aquele óleo de cozinha, tão empregado para finalizar nossas amadas coxinhas, quando despejado em ralos ou pias, ou seja, em cursos d’água, causam descontrole do oxigênio e a morte de peixes e outras espécies. Ainda, em contato com o solo, há contaminação e mais sujeira. Então, a orientação é clara: descarte o material da maneira correta, nos três ecopontos disponíveis em Presidente Prudente  ou entregue em quatro endereços disponibilizados pela Sabesp, em Prudente, Santo Anastácio e Osvaldo Cruz.

“Ao lançar o óleo de cozinha na pia, vaso sanitário ou ralo, o resíduo acumula-se nas paredes dos canos e retém outros materiais que passam pelo local. Além de entupimentos, haverá “infarto” do sistema de esgoto com sérios problemas para manutenção das redes e custos mais altos para fazer consertos e reparos”, frisa a companhia. Destaca que, por conta do descarte irregular do produto, os custos do tratamento de água também aumentam e a solução está na consciência e reciclagem do óleo. 

“Você pode acumular o que sobrou em garrafas pets e levar nos postos de reciclagem que dão um destino adequado ao material e evitar sérios problemas para sua casa e ao meio ambiente. Após utilizar o óleo, deixe esfriar por pelo menos 30 minutos. Com a ajuda de um funil, coloque o material em uma garrafa de plástico e feche bem para evitar vazamentos, odores e insetos. Quando armazenar uma boa quantidade, leve as garrafas a um ponto de coleta”, orienta a Assessoria de Imprensa.

A Sabesp ressalta que apoia projetos e ações socioambientais, que ajudam na preservação do meio ambiente como o Óleo do Bem, que é desenvolvido em várias cidades do Estado. “É uma iniciativa socioambiental que disponibiliza ampla rede de pontos de entrega voluntária de óleo de cozinha usado em escolas públicas e particulares, além pontos comerciais e instituições sociais. Atualmente, conta com mais de 317 pontos de entrega voluntária em 13 cidades do interior do Estado de São Paulo”, destaca. Revela que o projeto recebeu 63 mil litros de óleo de cozinha usado, em 2022. “Todo esse volume, destinado para reciclagem, evitou que 1,6 bilhão de litros de água fossem contaminados, o que equivale a 630 piscinas olímpicas cheias”, revela.

Onde entregar

Em Prudente, a Prefeitura dispõe de três ecopontos que recebem o produto. No entanto, dois deles estão atualmente em manutenção e a recomendação, portanto, é que o óleo de cozinha seja entregue neste período de festas no Ecoponto Sabará, que fica no cruzamento das ruas Adelino Rodrigues Gatto e Afonso Vincoleto. O local funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. “De lá, o material é encaminhado para a destinação correta”, pontua a Secom (Secretaria Municipal de Comunicação).

Ainda em Prudente, a Sabesp conta com dois pontos de coleta. O primeiro na Avenida Coronel José Soares Marcondes, 3623, no Jardim Bongiovani, enquanto o segundo fica na Rua Coronel Albino, 3099, no Jardim Eldorado. Em Santo Anastácio, o produto deve ser deixado na Rua Osvaldo Cruz, 329 B, na Vila Adorinda. Por fim, em Osvaldo Cruz, a companhia recebe o material, sempre em garrafas pet, na Avenida Magay, 233, no Centro da cidade.

Publicidade

Veja também