Prefeitura indica que reajuste foi necessário; SOU Prudente se posiciona diante das críticas 

PRUDENTE - CAIO GERVAZONI

Data 05/01/2023
Horário 19:26
Foto: Caio Gervazoni
Segundo a SOU Prudente, “não foram constatados atrasos frequentes nas linhas”
Segundo a SOU Prudente, “não foram constatados atrasos frequentes nas linhas”

A Prefeitura de Presidente Prudente e a Sancetur/ SOU (Sistema de Ônibus Urbano) Prudente se posicionaram diante das críticas dos usuários do transporte público frente ao reajuste da tarifa e da qualidade do serviço prestado à população. 
Por meio de nota, a administração municipal informou que “que o valor atual da tarifa é praticamente R$ 3 mais barato do que o necessário para cobrir todos os custos com combustível, manutenção dos veículos, pagamento de funcionários e outros encargos” e que “para não onerar o usuário, o município pagará com recursos próprios a diferença entre o que for arrecadado com a tarifa e as despesas declaradas pela empresa, garantindo que o passageiro consiga utilizar o transporte coletivo a um preço acessível”. 
A administração também ressalta que o contrato com Sancetur prevê uma série de melhorias no serviço de transporte coletivo, com prazo de 180 dias para adequação. “Fiscais da Semob [Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Cooperação em Segurança Pública] estão diariamente nas ruas para conferir a qualidade do serviço prestado e, havendo irregularidades, acionar a SOU Prudente para que proceda à regularização”. 
Sobre o processo licitatório, a Prefeitura pontuou que “houve ampla divulgação do edital, abrindo possibilidade para que qualquer empresa do segmento participasse do certame, não havendo, por parte do município, qualquer responsabilidade sobre o número de empresas que efetivamente enviaram propostas”.

Sancetur

A SOU Prudente pontua que o problema dos assentos molhados está relacionado ao período de chuvas e aos passageiros. “A SOU Presidente Prudente informa que, quanto à reclamação de assentos molhados, isso ocorre por conta das chuvas. Muitas vezes, os passageiros adentram molhados, e acabam por molhar o veículo e os assentos”, justifica a empresa. 
Sobre o questionamento de atrasos, a SOU relata que não foram constatados atrasos frequentes nas linhas. “Nos últimos dias, por conta das fortes chuvas, houve interdições de vias na cidade, o que gerou desvios de itinerários e possíveis atrasos”, responde. 
Sobre as janelas e demais serviços, a empresa argumenta que “algumas janelas abrem de forma limitada, todavia são mantidas sempre fechadas para o bom funcionamento do ar-condicionado. Vale lembrar que todos os veículos passam rotineiramente pela manutenção preventiva, onde é verificado o sistema de ar-condicionado, vedação por conta das chuvas, wifi, entre outros”. 
Por fim, a SOU Prudente orienta que, em caso de reclamações pontuais, os usuários devem anotar o prefixo do veículo, linha e data da ocorrência e relatar à empresa através dos canais oficiais no Facebook e Instagram.

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