Prefeitura investiga aplicações extras de vacinas contra Covid 

Apuração da Secretaria Municipal de Saúde de Prudente consta que 2 pessoas desrespeitaram as normas previstas pelo PNI e a bula ao tomarem reforço 

PRUDENTE - WEVERSON NASCIMENTO

Data 03/07/2021
Horário 07:58
Foto: Arquivo
Pessoas que tomaram doses anteriores não podem ir à unidade tomar novamente o imunizante
Pessoas que tomaram doses anteriores não podem ir à unidade tomar novamente o imunizante

Atualmente, a imunização contra a Covid-19 no Brasil acontece por meio da aplicação de duas doses ou dose única, como no caso do imunizante da Janssen, por exemplo. Contudo, independentemente de qual farmacêutica a pessoa tome, todas elas garantem eficácia contra o vírus que assola grande parte do mundo. Mas, se não bastasse a esperança de receber as doses convencionais, pessoas têm buscado por um novo imunizante, o que desrespeita as normas previstas pelo PNI (Programa Nacional de Imunizações) e a bula das farmacêuticas, como é o caso de dois moradores de Presidente Prudente que vêm sendo investigados pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde).
De acordo com a coordenadora técnica Sesau, Vânia Maria Alves Silva, ainda não se sabe se os investigados buscaram por uma terceira dose ou um novo imunizante, mas tomaram novamente a vacina e estão sendo investigados por desrespeitarem o regimento da imunização. “Estamos fazendo um levantamento para saber o que houve, pois as pessoas que tomaram doses anteriores, seja uma ou duas, não podem ir à unidade de saúde tomar novamente o imunizante. Ainda mais no momento em que nem conseguimos fazer a vacinação de toda população”, explica. “Até o momento não temos nenhuma vacina que necessita de reforço fora às doses convencionais”, acrescenta. 
Os casos, segundo a coordenadora técnica, continuam em investigação e novos desdobramentos serão comunicados à imprensa.


 

Publicidade

Veja também