Prefeitura realiza ação intersetorial em escola

Ainda segundo dados apresentados na ocasião, conforme sondagem realizada no início deste ano, 61 crianças não estavam alfabetas entre o 2º e 5º ano.

PRUDENTE - Mariane Gaspareto

Data 27/08/2014
Horário 08:23
 

A Prefeitura de Presidente Prudente realizará hoje, às 10h, uma força-tarefa na Escola Municipal Odette Duarte da Costa, localizada no jardim Morada do Sol, na qual uma ação intersetorial será promovida por meio da visita dos titulares das pastas da Saúde, Planejamento, Finanças, Tecnologia, Esporte e Assistência Social. A medida foi solicitada pelo prefeito Milton Carlos de Mello, Tupã (PTB), que recebeu ontem um grupo de alunos do Cidadescola na unidade, acompanhados de integrantes da equipe escolar.

Na ocasião, os pequenos entregaram uma carta métrica ao chefe do Executivo com diversos desenhos e textos onde contavam seus sonhos e anseios, além de mensagens de agradecimento por uma recente reforma realizada na unidade escolar.

Jornal O Imparcial Prefeito e secretários participaram do encontro com os estudantes

A diretora Sirlei Aparecida de Oliveira informou no encontro que o Ideb (Índice de Desenvolvimento da educação) da escola (3,7) está aquém ao do município (5,2), assim como ao do país (5), dado calculado com base no aprendizado dos alunos em português e matemática (Prova Brasil) e no fluxo escolar (taxa de aprovação).  Ainda segundo dados apresentados na ocasião, conforme sondagem realizada no início deste ano, 61 crianças não estavam alfabetas entre o 2º e 5º ano.

Por esses motivos, para ela, o desafio para melhorar o aprendizado dos alunos pode ser transposto por meio de políticas públicas aliadas ao projeto da unidade. Oliveira citou uma série de deficiências encontradas por ela na comunidade na qual a instituição de ensino se encontra, e pontuou que "as crianças têm condições de aprender, mas o contexto dificulta o trabalho".

A diretora acrescenta que a escola conta, atualmente, com diversas parcerias, dentre elas com o colégio Anglo, que implantou nos computadores da escola um sistema chamado Solvy, no qual as crianças aprendem português e matemática por meio de atividades transpostas para jogos de computador. "Essas atividades são ‘gameficadas’ e o aprendizado dos alunos é muito melhor", expõe.

 

Ação intersetorial


Entre as deficiências expostas por Oliveira, estão a necessidade de uma avaliação psicopedagógica específica para os alunos do colégio, da expansão na infraestrutura dos laboratórios de tecnologia – com a aquisição de 40 tablets - e a ampliação no quadro de profissionais na área de educação física.

O prefeito, por sua vez, afirmou que já havia intencionalidade da prefeitura em construir uma quadra coberta em uma área de lazer próxima à unidade, visto que a quadra dos alunos é atualmente utilizada por toda a comunidade. "Dessa forma haveria uma exclusiva para os estudantes e outra para a população", diz. Para as outras necessidades mencionadas, solicitou a realização da força-tarefa para definir as metas a serem tomadas. "Temos que avaliar as questões indo até lá", completa.
Publicidade

Veja também