Presente, passado e futuro

OPINIÃO - Thiago Granja Belieiro

Data 17/03/2021
Horário 05:45

O historiador procura evitar a análise do seu próprio tempo, isto é, o presente e seus acontecimentos são sistematicamente evitados, afinal, ao historiador compete o passado. Esse distanciamento no tempo permite ao historiador uma visão panorâmica dos acontecimentos, permite que ele veja o passado como um enredo completo, com começo, meio e fim. 
Não tenho dúvidas de que a década de 2010 será estudada pelos historiadores no futuro e será tema de estudo nos bancos escolares, afinal, essa década tem sido intensa em inúmeros acontecimentos na vida brasileira. Embora todos os meandros desse trágico enredo ainda não sejam conhecidos, proponho que reflitamos em alguns acontecimentos cujo desenlace já é amplamente sabido. 
Quando, em 2014, tiveram início às ações do MPF na Lava Jato, quem poderia imaginar que veríamos tantos partidos políticos (de todas as ideologias) e seus ilustres membros sendo citados nas planilhas de propina da Odebrecht? Quem poderia imaginar que a operação causaria prejuízos de R$ 172 bilhões e perda de 4,4 milhões de empregos? Certamente que todos imaginávamos que a Lava Jato desestruturaria a política brasileira e causaria grandes mudanças no cenário político em 2018. Embora fosse o desejo de muitos brasileiros, a prisão do ex-presidente Lula naquele ano eleitoral surpreendeu o mundo. 
Em 2018, quando o então juiz Sérgio Moro abandonou a magistratura para ser Ministro da Justiça do presidente eleito quem não ficou surpreso? Muitos acharam normal, procuradores federais viram risco político para a operação que sagrou Moro herói nacional na luta anticorrupção. Mas eis que, em 2020, Moro deixa o governo insatisfeito com política de combate à corrupção e as supostas interferências na PF. 
Agora, quem poderia imaginar que os promotores da Lava Jato atuaram deliberadamente para tirar o ex-presidente Lula do jogo político com processos judiciais duvidosos e sem provas concretas? E quem não se surpreendeu com as mensagens da Vaza Jato, que colocou às claras as ações e a suspeição do ex-juiz Sérgio Moro? E quem poderia imaginar que os processos contra Lula seriam suspensos e o ex-presidente voltaria à cena política? Só mesmo o futuro para nos revelar as pontas soltas desse trágico enredo que não para de nos surpreender!
 

Veja também