Preservar é preciso

José Vicente

COLUNA - José Vicente

Data 21/07/2021
Horário 03:33

Uma grande parcela de nossa população deixa muito a desejar quando se fala em preservação ambiental. Reclamam de tudo, mas não fazem o mínimo para que tudo esteja em seu devido lugar, a começar pela forma como despejam o lixo inadequadamente para que os garis recolham. Tudo é ensinado e só não aprende quem não quer aprender, a começar pela reciclagem, a separação do que pode ser reciclado, reaproveitado, pelos restos orgânicos. Mas a cada dia que passa parece que muitas famílias fazem questão de não obedecer a esses bons princípios. 

PRESERVAÇÃO AGORA
Algumas pessoas pensam que qualquer dia vão começar a fazer o certo, porque agora não dá tempo, tem muito o que fazer, como ver novelas na TV, bater papo com as comadres, e quando está na horinha do caminhão-coletor passar, aí corre desesperadamente pegar o lixo, sem a devida separação, com sacolas rasgadas, derramando sujeira pra todo lado e até colocando em risco a integridade física do gari, que pode se ferir com vidros colocados inadvertidamente sem proteção nenhuma, e sem aviso para que o funcionário da coleta se cuide.

PESSOAS CONSCIENTES
Pessoas conscientes, como uma de minhas vizinhas, que prefiro resguardar a identidade, tem por hábito sair quase que diariamente recolhendo garrafas e outros objetos que possam ser reciclados de forma correta, e o que é mais interessante, ela não faz para vender ou arrecadar qualquer valor. Encaminha para moradores que fazem dessa boa prática um meio de conseguir alguma economia, que por menor que seja o valor, ajuda muito no sustento da família, principalmente em tempo de pandemia. Em conversa esclarecida, ela me disse ainda ontem: "o que me incomoda bastante em nossa cidade é em relação à coleta de lixo seletiva. Pessoas que são consideradas de um bom nível social, não fazem a separação adequada dos recicláveis, continuam colocando tudo junto e misturado."

CAMPANHAS EDUCATIVAS
Uma boa campanha de cunho educativo, se preciso de casa em casa, é necessária por parte do poder público e das escolas, levando de forma inteligente os ensinamentos às famílias, sejam ricas ou pobres, para que comecem a fazer o certo, encaminhando o lixo corretamente, facilitando o trabalho e colaborando para uma preservação, o que é fundamental em uma sociedade. Vamos nos lembrar da copa do mundo de 2014 no Brasil, do exemplo dos torcedores japoneses, que, após o jogo, mesmo o Japão sendo derrotado, todos traziam suas sacolinhas para recolher o lixo que produziram durante o jogo.

E O PEDÁGIO NÃO VEIO
Toda a população de Indiana e Martinópolis, principalmente os motoristas, tinham, como certo, o início da cobrança do pedágio na Rodovia Assis Chateaubriand (SP-425), a partir do dia 15 de julho, o que aliás foi divulgado bastante. Mas, pelo menos até ontem não houve cobrança, o pedágio não entrou em atividades, para a alegria de caminhoneiros principalmente, porque terão os gastos bem maiores. 

AS GEADAS CHEGARAM
Na zona rural de Indiana as geadas chegaram, embora muitos sitiantes não acreditassem, só puderam constatar pela manhã que pastagens e hortas foram queimadas pela ação das camadas ainda que meio discretas, porém, produzindo estragos consideráveis e irreversíveis. 

GEADA BRAVA
Lembro bem da geada brava de julho de 1975, que castigou toda a região da Alta Sorocabana e Paulista, além de acabar com a lavoura de café do norte e noroeste do Paraná. Os cafezais foram dizimados naquela madrugada de 17 de julho, fato que provocou inclusive uma mudança na economia rural de toda a região de Paranavaí. Agricultores abandonaram a cultura de café para se dedicar a outras atividades.

REGENTE FEIJÓ
O município de Regente Feijó está ganhando novas feições, pelas obras que vem sendo realizadas há meses no prolongamento da Avenida Clemente Pereira, até a rotatória de entrada para motoristas de Indiana, Martinópolis e Presidente Prudente. Uma pista bastante concorrida e importante para a cidade, agora duplicada com muito mais segurança e duas pequenas rotatórias para servir aos condomínios localizados à margem da rodovia. O prolongamento da avenida vai desde o Estádio Zé do Prato até a rotatória que dá acesso ao município de Indiana e a vicinal Ângelo Rena.

PROJETO APROVADO
Foi provado, por unanimidade, pela Câmara Municipal de Martinópolis, projeto que autoriza a participação do município para o projeto-piloto que consiste no Programa Casa Abrigo Regional. O programa visa acolher de forma provisória as mulheres vítimas de violência doméstica que se encontrem em situações de risco de morte e seus filhos menores de 18 anos. Trata-se do PLO 2021.

MUITO TRISTE
É muito triste para uma nação ter consciência de políticos que tiram proveito da tragédia provocada pela pandemia, para encher seus bolsos através de propinas e outros meios ilícitos. Já caminhamos para 600 mil mortos. Um fato triste que não sairá de nossa memória.

EM TEMPO
Às vezes é nas horas mais incertas que a vida nos oferece o que tanto procuramos.

Publicidade

Veja também