Presidente Epitácio comemora 65 anos com eventos culturais e shows

Tecidos esvoaçantes, uma viúva encantada e o homem mais forte do mundo viajam pela “Strada" da vida sempre em busca de mais um espetáculo.

VARIEDADES - Aline Martins

Data 25/03/2014
Horário 07:57
 

A estância turística de Presidente Epitácio chega aos seus 65 anos na quinta-feira, dia 27, com uma programação que preenche o mês de cultura e música. Tem desde oficina cultural, exposição, desfile cívico e show, tudo para festejar com os munícipes esta data especial.

Hoje, às 20h, Romualdo Suzuki apresenta Viola Ribeira, no Anfiteatro João Brilhante, conforme a Assessoria de Imprensa da Prefeitura. Este showconta através de temas e canções um pouco da cultura caipira/ribeirinha. Falarão da vida dessas pessoas que viviam às margens e nas ilhas que havia no Rio Paraná, seus costumes e crenças, músicas e festas. A entrada é gratuita. Amanhã tem desfile militar e cívico, às 19h30, na Avenida Presidente Vargas.

Jornal O Imparcial Circo Strada homenageia o circo por seu encantamento e será apresentado na Praça da Bíblia

No dia do aniversário da cidade, haverá show com a Banda Marcial Municipal Antonio Zocante, às 20h, na Praça da Bíblia. Já na sexta-feira, tem Circuito Cultural Paulista com o "Circo Strada", às 20h, na Praça da Bíblia. O espetáculo homenageia o circo por seu encantamento, glamour, beleza e mistérios. Em um pequeno picadeiro, bailarinas extravagantes dançam sob o olhar de um elegante mestre de cerimônia. Trapezistas lamentam por suas dores e frustrações. Tecidos esvoaçantes, uma viúva encantada e o homem mais forte do mundo viajam pela "Strada" da vida sempre em busca de mais um espetáculo.

O "Circo Strada" é a realização de um projeto elaborado por Carolina Cony e Camila Moura. Foi contemplado com o prêmio Montagem Cênica, da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro e o prêmio Funarte/Petrobras Carequinha de Estímulo ao circo 2011, Prêmio Funarte Artes de Rua 2012. Com os prêmios criou-se um coletivo de artistas circenses na cidade do Rio de Janeiro e a montagem primeiro espetáculo do grupo que vem circulando há um ano por importantes festivais e cidades do Brasil.

No sábado, tem show Meio Bossa Meio Rock’n Roll, com Hugo César e Vitor Yuki, às 20h, no Anfiteatro João Brilhante. No domingo, às 9h, dança circular em frente ao anfiteatro.

Presidente Epitácio está conhecida, atualmente, como a cidade do pôr do sol mais bonito do Brasil, após vencer um concurso realizado pelo "Fantástico", da Rede Globo.

 

Exposição


Teve início ontem, a segunda fase da exposição "Tibiriçá – Epitácio para Sempre", da artista plástica Déa dos Santos Souza. Está instalada no Centro de Estudos Ambientais (CEA). São imagens de Presidente Epitácio feitas por diversas técnicas. Ela nasceu no bairro de Tibiriçá que fica a cerca de 6 quilômetros de Epitácio.

 

O nome


O livro "A Origem dos Nomes dos Municípios Paulistas", dos autores Enio Squeff e Helder Perri Ferreira, explica que Presidente Epitácio é uma homenagem a um presidente da República Velha, desta vez Epitácio Pessoa (1865-1942), que, por sua vez, já com seu atual topônimo, foi elevado a distrito de Presidente Venceslau, pouco antes de sua emancipação. Quem nasce em Presidente Epitácio é epitaciano.
Publicidade

Veja também