Prestando contas

Homéro Ferreira

COLUNA - Homéro Ferreira

Data 24/10/2020
Horário 04:29

Teve início na quarta-feira e termina amanhã o prazo de prestação de contas parciais pelos partidos políticos em relação às campanhas eleitorais em andamento. Os dados são do começo da campanha até o dia 20 deste mês.

TIMTIM POR TITIM
A prestação exige a identificação dos doadores, seja pessoa física ou jurídica, e dos candidatos beneficiados. Há a obrigação de especificar os valores doados, assim como os gastos que foram feitos, com detalhamento dos fornecedores. 

TUDO ÀS CLARAS
Os dados das prestações de contas serão divulgados pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) em sua página na internet, com as indicações dos nomes e cadastros das pessoas física e jurídica dos doadores e dos respectivos valores doados.

DETERMINAÇÃO
Por determinação legal, as prestações de contas recebem ampla publicidade, especialmente porque os fundos de investimentos são oriundos do erário e cabe à sociedade contribuir fiscalizando os recursos financeiros movimentados. 

SALA DA PRESIDÊNCIA
Na condição de suplente, Wladimir Cruz (PSDB) tomou posse ontem à tarde como vereador. O ato oficial foi na sala da presidência, que é exercida por Demerson Dias (PSB). O empossado já participará da sessão ordinária na próxima segunda-feira.

MAIS MULHERES
A vereadora Alba Lucena (DEM) protocola na Câmara moção de aplausos à 29ª Subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) em Prudente pela realização do evento Mais Mulheres na Política, na terça-feira 

APLAUDIDOS
Os aplausos são endereçados ao presidente Wesley Cotini, à vice-presidente Déborah Zola, à presidente da Comissão Mulher Advogada, Viviane de Castro Gabriel Cegatto, à responsável pela organização, Aline Fernanda Escarelli, e demais envolvidos.

VÁRIOS TEMAS
O evento Mais Mulheres na Política discutiu questões como protagonismo, direitos, conquistas e a legislação vigente. Foram convidadas para participar mulheres que são candidatas nas eleições municipais deste ano.

FUNDO DE CRÉDITO
O deputado estadual Mauro Bragato (PSDB) propõe a criação do Fundo de Fomento ao Trabalho, Ocupação, Renda e Crédito. A finalidade é a concessão de crédito para pequenos empreendedores, inclusive os informais.

OBJETIVO DA MEDIDA
Conforme Bragato, a medida tem o objetivo de fortalecer micro e pequenas empresas, mediante a liberação de crédito pela agência Desenvolve SP, considerando que a pandemia do coronavírus provocou milhares de novos desempregados. 

GRANDE PERDA
Em explicação sobre o projeto do Fundo de Crédito, o parlamentar diz que no primeiro semestre deste ano o Brasil perdeu mais de 1,1 milhão de postos de trabalho, conforme dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).  

ÚLTIMO DIA 
O secretário municipal de Meio Ambiente, Wilson Portella, anuncia que neste sábado acontece o último dia da campanha drive-thru para coleta de óleo de cozinha usado, às 9h às 13h, no Parque do Povo, no recuo em frente à TV Fronteira.

Publicidade

Veja também