Prevenção é o melhor caminho

EDITORIAL -

Data 13/01/2023
Horário 04:15

Começo de ano, sempre tem as conhecidas e já esperadas chuvas de verão. Com elas, a possibilidade do alto índice de infestação de larvas que podem gerar ainda mais a dengue, uma doença que merece nossa atenção e cuidados. Conforme pesquisa, o vírus da dengue é um arbovírus transmitido pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti e possui quatro sorotipos diferentes (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4). O período do ano com maior transmissão da doença ocorre nos meses mais chuvosos de cada região, geralmente de novembro a maio.
Muitas administrações tentam fazer o possível para evitar muitos casos desta doença. A Prefeitura de Pirapozinho, por meio do Decen (Departamento Municipal de Controle de Endemias) e Divisão Municipal de Saúde, realiza ao longo desta semana atividades de bloqueio e nebulizações em bairros e áreas monitoradas, com casos positivos de dengue. A atividade de bloqueio contra criadouros consiste na intensificação de eliminação de larvas e larvicidas em recipientes de difícil manejo. Já a nebulização consiste na aplicação de inseticida para matar os mosquitos adultos possivelmente infectados com o vírus do Aedes aegypti, que transmite a dengue, zika e chikungunya.
Porém, a participação e preocupação da população nesta prevenção é essencial. Cada um cuidando de seu quintal, os resultados serão ainda mais satisfatórios. Não adianta só cobrar. Cada um precisa fazer a sua parte. 
Vale ressaltar ainda que a melhor forma de prevenção da dengue é evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, eliminando água armazenada de locais que podem se tornar possíveis criadouros, como em vasos de plantas, galões, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção, e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas. Entre no combate à dengue e juntos podemos exterminar essa doença de nosso ciclo.
 

Publicidade

Veja também