Prevenção, mais uma vez, é a palavra-chave!

EDITORIAL -

Data 19/01/2022
Horário 04:15

O verão está aí, com todas as características típicas da estação. Calor e muita chuva, cenário ideal para a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor dos vírus da dengue, zika e chikungunya.  
Conforme levantamento realizado pela reportagem de O Imparcial na última semana, apenas Regente Feijó, até o momento, confirmou um caso de dengue em 2022. Mas 32 notificações na região já foram registradas nos primeiros dias do ano. E a maioria ainda segue em análise. 
Comumente, nesta época, o Aedes “faz a festa”. Com ambiente propício para sua propagação e o descuido da população - que hoje tem duas preocupações a mais, a Covid-19 e a Influenza -, os casos de dengue tendem a subir. E devem continuar aparecendo, em muitas cidades, mesmo depois com a chegada do outono. 
Somente no ano passado, 3.322 casos de dengue foram confirmados nos 15 municípios onde O Imparcial circula, sendo 2.194 em Presidente Prudente. Ainda na cidade, uma idosa de 74 morreu em decorrência da doença em 2021. Logo atrás, com o maior número de registros, aparecem os municípios de Teodoro Sampaio e Regente Feijó, com, respectivamente, 543 e 105 confirmações. 
Um dos grandes problemas enfrentados, ainda, infelizmente, conforme relatam os agentes e educadores de Saúde, é a falta de colaboração da população. Principalmente depois da pandemia, onde muitas pessoas ficam com receio de receber a equipe em casa. A vistoria nos quintais é essencial para eliminar qualquer foco. Onde você menos espera pode ter um criadouro. Todos devem ajudar! 
A vigilância da população deve ser redobrada neste período, evitando que os ambientes domésticos se tornem focos transmissores. Elimine todos os recipientes que acumulem água, como pratos, vasos, caixas d’água destampadas, garrafas e pneus. Quando não puderem ser descartados, a orientação é que sejam devidamente vedados ou, ainda, tratados. Remova folhas, galhos ou qualquer outro tipo de sujeira das calhas. Limpe sempre as piscinas. Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira fechada. Vistorie semanalmente seu quintal. As doenças estão aí... Mais uma vez, melhor do que se complicar com as consequências, é se prevenir. 

Publicidade

Veja também