Prevenindo alergias em idosos

OPINIÃO - Sergio Munhoz Pereira

Data 05/10/2021
Horário 04:30

Todos sabemos o quanto é desconfortável uma coceira, tosse crônica, crise de asma. Pelos menos 10% dos idosos apresentam alergias em algum momento de suas vidas, especialmente no aparelho respiratório e na pele.
Se você que cuida de um parente idoso, tem um papel importante. Para cumpri-lo bem, precisa conhecer as principais medidas de prevenção e evitar situações indesejadas. 
É importante adotar uma rotina especial de limpeza da casa. Ácaros, fungos, pelos de animais, fragmentos de insetos fazem parte da poeira doméstica, e são os principais causadores de rinite e asma alérgica, tosse crônica, irritação nos olhos e alergias da pele. Pelo menos uma vez por semana, utilizando um pano úmido, limpe o piso e as superfícies dos móveis. Vassoura e espanador espalham a poeira, não são recomendados.
O colchão é o campeão no acúmulo de ácaros dentro de uma casa, seguido pelo travesseiro. Utilize uma capa antialérgica nesses dois objetos. Coloque-os para tomar sol pelo menos uma vez por semana e vire-os de posição a cada 15 dias.
Além disso, os colchões têm validade de três anos e devem ser trocados. O travesseiro precisa ser trocado a cada dois anos (dois terços do peso dele serão compostos por ácaro). Lençóis e fronhas devem ser preferencialmente antialérgicos e ser trocados, lavados e passados com ferro quente uma vez por semana. 
Outro cuidado importante é evitar o acúmulo de objetos. Pessoas idosas tendem a acumular objetos como roupas, utensílios domésticos e revistas, que são sujeitos a acumular poeira. Guarde só o necessário. 
Uma última dica é utilizar um purificador de ar na casa e no quarto do idoso. Mesmo limpando-se a casa, os ácaros se reproduzem rápido e é impossível conter totalmente a entrada de alérgenos como pólen. Busque modelos de qualidade e com baixo consumo de energia, que são ideais para ficarem ligados o tempo todo. 
Estas medidas preventivas seguramente resolverão a maioria dos processos alérgicos do papai, mamãe, vovô e vovó.

 

Publicidade

Veja também