Primeiro dia de campanha tem demanda elevada

CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) de Prudente pretende imunizar 22 mil cães e gatos entre os dias 29 de julho e 3 de setembro ao longo da vacinação

PRUDENTE - WEVERSON NASCIMENTO

Data 30/07/2019
Horário 04:16
Weverson Nascimento - Vacinação anual garante a manutenção do controle nas populações de cães e gatos
Weverson Nascimento - Vacinação anual garante a manutenção do controle nas populações de cães e gatos

A vacinação é sempre o melhor caminho para manter os animais domésticos livres de doenças como a raiva. Ontem, no primeiro dia da Campanha de Vacinação Antirrábica promovida pelo CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), em dois pontos de Presidente Prudente, alguns cães e gatos chegaram tranquilos, outros, por vez, um pouco assustados com a situação, mas o mais importante é que apenas uma “picadinha” pode prolongar a vida e a saúde dos animais. Ainda para este ano, a campanha pretende imunizar 22 mil animais entre os dias 29 de julho e 3 de setembro, podendo ser prorrogada. 

O balanço do primeiro dia foi positivo, embora a raiva esteja controlada nessas espécies, a realização da vacinação anual é o fator de maior relevância para garantir a manutenção do controle nas populações de cães e gatos. De acordo com a gerente do CCZ, Maria Lucia Alves Costa Matioli, o objetivo da campanha é manter erradicada a raiva no município, por se tratar de uma doença fatal para cães, gatos e humanos.

Durante os dias de campanha, além da vacinação, também será realizada a chipagem dos cães e coleta de sangue de alguns animais para que seja feito uma estatística da situação da leishmaniose nos bairros de Prudente. “Nos casos positivos, os tutores serão notificados para realizarem uma segunda amostra e, se novamente der o resultado, serão orientados para o tratamento ou eutanásia”, diz a gerente.

Participação

No Jardim Bongiovani, a aposentada Adriana Rodrigues, de 54 anos, diz sempre estar atenta à campanha de vacinação. Por isso, levou no dia primeiro a pequena Yoko, de apenas um ano, para receber a dose da vacina. “A vacina é importante porque previne doenças tanto para os animais, quanto para nós que convivemos com eles. Temos que prevenir”, destaca.

As cachorrinhas Cecília e Baby chegaram um pouco desconfiadas ao local, mas logo após a dose receberam a atenção e o carinho dos donos. Segundo o militar e tutor dos animais, Douglas Vinicius Tadeu Merino, de 44 anos, participar da campanha tem o objetivo de proteger os animais e dar o cuidado necessário, além de uma qualidade de vida. 

Saiba mais

Aos moradores da zona rural, a orientação é que liguem no órgão e façam um pré-cadastro para que o CCZ se programe e promova a vacinação nas proximidades das residências rurais, o que será feito conforme solicitações. Aos tutores com mais de dez animais, o pedido é que também liguem para agendar a visita domiciliar. Quanto à população de rua, a gerente do CCZ explica que a vacinação é feita somente com a presença de um tutor. “Infelizmente, quando não têm um tutor, não vacinamos. Agora se a gente apanha e recolhe para o CZZ eles recebem todas as vacinas”.

Serviço

A unidade do Centro de Controle de Zoonoses, em Prudente, fica na Rua Presidente Castelo Branco, 93, no Parque Castelo Branco. O telefone para contato é o 3905-4220. Todos os pontos de vacinação e as datas de imunização estão disponíveis no site da Prefeitura (http://www.presidenteprudente.sp.gov.br). Os donos dos animais também pode conferir pela internet o local mais próximo de vacinação da sua residência, pelo endereço: (http://www.prudentedigital.com.br/vacineseucao/).

Publicidade

Veja também