Primeiro lugar

JOSÉ COSTA

COLUNA - JOSÉ COSTA

Data 15/04/2021
Horário 03:39

O distrito LC 8 de Lions Clube Internacional, no período de julho/20 a março/21, ocupou o primeiro lugar com 94% em atividades, dentre todos os demais distritos na área de parte do MS, SP, RJ, ES e MG. Segundo a governadora do Distrito, Marli Minetto do Lions Clube de Macatuba, esses trabalhos foram realizados junto às comunidades, dentro dos programas: alívio à fome, visão, meio ambiente, câncer pediátrico e diabete. Ela assegura que as participações de todos os clubes da Alta Paulista também foram fundamentais para essa conquista. Já o vice-governador Hélio Ruiz do Lions Clube de Lins diz que a pandemia não chegou a prejudicar totalmente as atuações dos clubes, quando as comunidades mais necessitam de apoio de todas as formas dessas entidades. 

Basta ter cuidados

Já a 2ª vice-governadora Marcia Gonçalves, do Lions Clube de Tupã, afirma que, mesmo em pandemia e com todo respeito aos protocolos sanitários de seus municípios, os clubes realizaram atividades fundamentais visando trabalhar em favor de suas comunidades. O Distrito Multiplo LC estará demonstrando que os clubes não pararam, apesar da pandemia que continua dificultando as atividades presenciais, contribuindo efetivamente para que todos permaneçam em acentuado crescimento de serviços.
 

Primeira morte

Depois de um ano do início da pandemia da Covid-19, Mariápolis registrou nesta segunda-feira (12) o primeiro óbito de morador da cidade com causa atribuída à doença. Trata-se de um homem de 44 anos, que estava hospitalizado na UTI Covid da Santa Casa de Adamantina.  

Mortes

Desde o início da pandemia até fevereiro, Irapuru registrou um óbito a cada cinco meses. Desde o início de março, já contabiliza até agora uma morte a cada três dias, dados que preocupam não apenas as autoridades municipais, como também toda a comunidade.

Fechamento de empresas

Um levantamento divulgado pelo jornal Folha Regional no último sábado (10) mostra que, nos três primeiros meses deste ano, 62 empresas fecharam suas portas em Adamantina. A informação foi obtida  junto à Secretaria Municipal de Arrecadação e Fiscalização Tributária. O jornal levantou dados completos de todo o período da pandemia. Segundo a publicação, entre 1º de março de 2020 e 7 de abril deste ano, 238 empresas da cidade deram baixa na Prefeitura. Dessas, 176 entre 1º de março a 31 de dezembro do ano passado, e as 62 no primeiro trimestre deste ano. O levantamento considera as empresas que legalmente fizeram a baixa junto ao poder público. Considerando a possibilidade de encerramento das atividades sem a baixa oficial, o número pode ser maior. Adamantina tem atualmente 3.264 empresas, o que inclui MEIs (microempreendedores individuais), microempresas, empresas de pequeno porte e outras.

Reforma em canil

O Canil Municipal de Tupi Paulista está passando por melhorias estruturais para proporcionar o bem-estar dos cães e funcionários que ocupam o espaço. Ele é um órgão público que serve de abrigo para animais de rua que posteriormente são disponibilizados para adoção. O prefeito Alexandre Tassoni Antonio aponta a relevância das obras. “Buscamos proporcionar o melhor ambiente para esses animais que já sofreram muito. Nosso objetivo é trabalhar no sentido de resgatar os animais abandonados e de casos com maus-tratos e até a recolocação em novos lares”. Conclui que o objetivo é tornar o canil um lugar digno e com as condições ideais de tratamento e abrigo de animais, além de ser um aliado no combate a doenças como a raiva e leishmaniose.

Solidariedade de torcedores

Em função da Covid-19, a “Mancha Alviverde de Dracena”, integrada por torcedores palmeirenses, realizou a campanha de arrecadação de máscaras de proteção facial entre seus associados e efetuou a doação de 30 unidades para os responsáveis pelo Cemac/PAM. Foi mais uma ação da Mancha Dracena, que ao longo do ano realiza campanhas em favor da comunidade. A Mancha avisa seus integrantes que em breve pretende reabrir sua sede na Rua Princesa Isabel para acompanhamento dos jogos do Palmeiras.

Duas mortes

Em menos de 48 horas, pai e filhos tiveram suas vidas perdidas para o novo coronavírus no município de Tupi Paulista. Na tarde deste domingo (11) faleceu em decorrência de complicações da Covid-19,  Eupídio Moreira, pai de Robson Wander Coracim Moreira, conhecido carinhosamente pelo apelido de Jabá, que foi sepultado na tarde do sábado. Ambos estavam internados em tratamento da doença, e foram sepultados naquele município.

Reflexão em trovas

As grandes nações do mundo
Buscam a paz para a Terra,
Como podem fazer isso
Se vivem à custa de guerra?
                (José Costa)

Publicidade

Veja também