Primordial à vida, água deve ser usada de forma consciente

EDITORIAL - DA REDAÇÃO

Data 24/03/2022
Horário 04:15

Nesta terça-feira foi comemorado o Dia Mundial da Água. Relembrando um pouco os fatos históricos, a ONU (Organização das Nações Unidas) convencionou a data, em 1993, como referência a este recurso tão primordial à vida, justamente para chamar a atenção da humanidade sobre a urgência de sua preservação. Quase 30 anos se passaram desde então e parece que os cuidados com a água se tornaram ainda mais iminentes.
Para se ter uma ideia do quanto esse recurso é essencial, experimenta passar um dia sem água. Pois é, não seria nada fácil. Primeiro porque a ingestão de água é crucial para a sobrevivência. Segundo porque como ficar sem tomar banho, sem lavar a louça, a roupa, sem limpar a casa, sem fazer comida? 
Com o calorão que faz na região, então...é inimaginável ter de viver com a escassez deste recurso. Por isso, é dever de cada um de nós prezar pela sua preservação. E isso começa com os mínimos detalhes, como fechar a torneira enquanto escova os dentes, e durante o banho. O mesmo vale na hora de lavar a louça. Chega a ser um “pecado” largar a torneira aberta, vendo toda aquela água sendo desperdiçada. Varrer a sujeira da calçada com a água da mangueira então, é um “sacrilégio”. 
As pessoas precisam se conscientizar de seus papéis de cidadãs. Ter sempre em mente que os recursos naturais, por mais que pareçam “infindáveis”, podem sim se esgotar, caso os habitantes do planeta não o utilizem de forma consciente, sustentável e pensando nas gerações futuras. 

Publicidade

Veja também