Principais remédios utilizados na terceira idade

OPINIÃO - Sergio Munhoz Pereira

Data 28/06/2023
Horário 04:30

É sabido que na terceira idade boa parte dos idosos precisa controlar algumas doenças que são mais frequentes nesta fase. São diversas e variadas as comorbidades que podem comprometer o idoso. Infelizmente, por um lado boa parte delas não tem cura, mas, felizmente por outro, grande parte tem tratamento e precisa ser tratada adequadamente.
Há diversas formas na terceira idade com grande possibilidade de manter-se com boa qualidade de vida, variando desde uma alimentação saudável, passando pelas atividades físicas adequadas e regulares e uso correto de medicamentos.
Quanto à utilização de remédios, é muito frequente idosos tomarem vários medicamentos durante o dia, às vezes à noite ou até na madrugada. Saber quais medicamentos devem ser tomados adequadamente, as dosagens, os horários para evitar excesso ou esquecimento, será preciso desde visitas periódicas aos médicos clínicos ou especialistas e adequado conhecimento por parte de cuidadores familiares ou mesmo cuidadores terceirizados que administram.
Oito medicamentos desta pequena lista fazem parte dos mais utilizadas pelos idosos:
1- Os remédios para controle da pressão arterial chamados de anti-hipertensivos correspondem a 25% dos medicamentos utilizados pelos idosos. Alguns fazem de modo irregular, pois quando avaliam a pressão arterial e vejam que está normal, param ou mesmo espaçam por dias ou até semanas. É muito perigoso, pois há o risco de infarto ou derrame cerebral.
2- Os medicamentos também utilizados para controle da pressão arterial chamados de diuréticos que ajudam na eliminação da urina várias substâncias que podem ser tóxicas estão em 12%.
3- Remédios que ajudam a melhorar a circulação periférica, devido varizes muito frequentes, especialmente em mulheres, correspondem a 7%.
4- Medicamentos para controle de dores particularmente as artrose e artrites chamados de  anti-inflamatórios não-esteroides em 8%. O uso baixo é devido não serem avaliados corretamente seus quadros dolorosos ficando sem uso e infelizmente sentindo dores.
5- Remédios para controle das dores do coração ou do peito chamada de angina são os antianginosos em 6%.  Muitos idosos tiveram infartos do coração e é preciso prevenir.
6- Medicamentos para aliviar ou controlar a insônia e melhorar o sono são os tranquilizantes e correspondem a 20% dos casos.
7- Remédios para controle das dores do estômago que são antiulcerosos 9% dos casos. 
8- Medicamentos chamados de antidepressivos, utilizados em 11% dos idosos. Com diagnósticos mais frequentes, este grupo de medicamentos tem aumentado constantemente.

Publicidade

Veja também