Principal “arma” do consumidor é a informação

EDITORIAL - DA REDAÇÃO

Data 17/03/2022
Horário 05:12

Na terça-feira, 15 de março, foi lembrado o Dia do Consumidor. A data é de extrema importância para alertar a todas as pessoas sobre seu papel de cidadãs frente às relações de consumo. Isso porque todos nós somos consumidores, e precisamos ter sempre em mente os nossos direitos e deveres como tal. Importante observar que a principal “arma” do consumidor é a informação. Portanto, é essencial que busquemos nos conscientizar e nos informar sobre as regras que regem as relações de consumo.
Em alusão à data, o Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) Municipal de Presidente Prudente esteve até ontem prestando orientações e distribuindo materiais informativos para a comunidade prudentina. A ação foi realizada em parceria com a Comissão de Direito do Consumidor da 29ª Subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), com apoio do Poupatempo e do núcleo regional da Fundação Procon-SP.
Conforme o órgão municipal, as áreas com maior número de reclamações são relacionadas a assuntos financeiros, serviços essenciais e serviços privados. E quanto mais informação o consumidor tiver, mais fácil para ele buscar seus direitos frente aos problemas enfrentados em relações de consumo. Ter conhecimento dos dispositivos contidos no Código de Defesa do Consumidor também é de extrema importância. 
E ações como essa, realizada pelo Procon em Prudente, ajudam demais a população a ter acesso a essas informações e orientações, de forma mais acessível e simplificada. O órgão representa um grande alento às pessoas que se sentem lesadas em relações de consumo, e que, muitas vezes, já tentaram de tudo para encontrar uma resolução para seus casos sem sucesso. 

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