Problema grave

Homéro Ferreira

COLUNA - Homéro Ferreira

Data 17/11/2021
Horário 04:14

Em fiscalização do TCE-SP (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo) houve a constatação de que mais de um terço de 486 escolas públicas apresentam problemas de estrutura; inclusive ao ponto de colocar as pessoas em situações de perigo.

CIDADES DA REGIÃO
A fiscalização foi em escolas estaduais e municipais de 348 municípios, incluindo 22 da região administrativa de Presidente Prudente, sendo 16 do Pontal do Paranapanema, entre os quais Prudente esteve no âmbito estadual, e seis da Nova Alta Paulista.

RISCO DE VIDA
Conforme publicação do Tribunal de Contas, há problemas que colocam em risco de vida os alunos, professores e funcionários; incluindo várias irregularidades detectadas com o transporte escolar.

PAREDES RACHADAS
Das escolas fiscalizadas, 39,71% apresentam problemas nos telhados, com telhas quebradas, goteiras, infiltração mofo e bolor. São 38,7% com rachaduras nas paredes, pinturas descascadas e sinais de vandalismo.

SITUAÇÃO PRECÁRIA
Em 67,37% das escolas foram encontrados banheiros precários e com falta de papel higiênico, papel toalha, sabão para limpeza das mãos, água, torneira, tampa e até vaso sanitário.

SEM VISTORIAS
É altíssimo o percentual das escolas sem AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros), que alcança 85,06%. No transporte escolar, 55% dos veículos apresentam irregularidades com assentos quebrados, falta de extintor e pneus carecas.

QUALQUER UM
Não bastasse, existem motoristas que não são devidamente habilitados para o transporte de passageiros e 36,67% não passam por limpeza entre uma viagem e outra; falta álcool para higienização das mãos; há superlotação e as viagens são com janelas fechadas. 

TRIBUNAL NOTIFICA
O Tribunal está notificando as prefeituras para que tomem as devidas providências e o Plantão entende que vereadores de todas as cidades deveriam ler o relatório da fiscalização, conhecer os vários apontamentos e exercerem o papel de fiscalizadores.

LIÇÃO DE CASA
Sobre apontamentos do Tribunal na área de saúde, o prefeito Ed Thomas (PSB) comemora o fato de ter feito bem a lição de casa para combater a Covid-19; em 11 meses e meio de seu mandato, em plena pandemia do coronavírus.

EFEITO CASCATA
O que ocorre lá em cima reflete aqui em baixo. A possibilidade do ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB) ser o candidato a vice do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é ruim para os seus aliados pelo menos na região de Presidente Prudente.

OESTE PAULISTA
O oeste paulista é um reduto histórico de eleitores, predominantemente, que se posicionam à direita no espectro político-ideológico. Em 2014, Aécio Neves (PSDB) superou Dilma Rousseff (PT) em 41 de 56 cidades da região.

EM PRUDENTE
Em 2018, Jair Bolsonaro (pelo PSL) teve na região 71% dos votos, maior que no Estado de São Paulo, que foi 67%, e no Brasil, 55%. Em Prudente, obteve 78,03% dos votos válidos, mais que Aécio na eleição presidencial anterior, com 70,20%.

Publicidade

Veja também