Procon de PP realiza 3,8 mil atendimentos de janeiro a agosto; serviços financeiros lideram reclamações

Crédito consignado e cobranças indevidas de cartão de crédito ou de telefonia são algumas das queixas mais frequentes no município

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 10/09/2021
Horário 15:34
Foto: Arquivo/Secom
Atendimento presencial está ativo, com limite de 20 senhas por dia
Atendimento presencial está ativo, com limite de 20 senhas por dia

O Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) de Presidente Prudente efetuou, no período de janeiro a agosto deste ano, 3.818 atendimentos aos cidadãos. Com a flexibilização das medidas de enfrentamento à pandemia da Covid-19, os atendimentos presenciais somaram 1.431 e os virtuais, 2.524.

De acordo com o órgão, as reclamações por área foram alimentos, com 22 casos; assuntos financeiros, com 1.163; habitação, com 62; produtos, com 885; saúde, com 148; serviços essenciais, com 769, e serviços privados, com 769 solicitações.

Nesse período, os assuntos mais reclamados foram financeiros, principalmente quanto a crédito consignado; cobranças indevidas de cartão de crédito; serviços essenciais, como cobranças indevidas ou abusivas de telefonia; e ainda serviços privados, como cobranças de serviços em geral.

O Procon alerta para que o consumidor esteja sempre atento aos seus extratos bancários e faturas de cartão de crédito ou de telefone, verificando se houve alguma movimentação que ele desconhece, principalmente no caso de aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) com relação ao seu extrato do benefício.

Atendimento presencial

O atendimento presencial ocorre de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, no Centro Cultural Matarazzo, localizado na Rua Quintino Bocaiuva, 749, na Vila Marcondes. O limite é de até 20 atendimentos diários, com distribuição de senhas.

É indispensável apresentação de documento pessoal atual com foto e documentos pertinentes ao problema reclamado, como faturas, comprovantes de pagamento, notas fiscais, ordens de serviço, protocolos, entre outros serviços.

As medidas de prevenção continuam a ser seguidas visando a saúde e segurança dos munícipes e também dos servidores, como distanciamento social, uso obrigatório de máscaras, disponibilização de álcool em gel e controle de entrada à sala de atendimento. Para mais informações, basta entrar em contato pelo telefone 3221-2710 ou realizar a reclamação pelo site www.proconpp.sp.gov.br.

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