Procon orienta sobre direitos do consumidor

Ação no calçadão de Prudente, ontem, esclareceu dúvidas da população sobre relações de consumo

PRUDENTE - Gabriela Leal

Data 21/03/2015
Horário 07:36
 

Em alusão ao Dia Internacional do Consumidor, comemorado em 15 de março, o Procon de Presidente Prudente, em parceria com a Fundação Procon do Estado de São Paulo, realizou ontem uma ação no calçadão da Rua Tenente Nicolau Maffei, para informar, orientar e esclarecer as dúvidas mais frequentes da população sobre os direitos do consumidor. Além disso, o órgão procura estabelecer e harmonizar as relações entre consumidores e fornecedores. Sua meta é planejar, coordenar e executar a política estadual de proteção e defesa do consumidor.

Jornal O Imparcial Atendimento foi alusivo ao Dia Internacional do Consumidor

Para o coordenador do Procon, Fernando Fernandes, o objetivo principal da ação é facilitar o atendimento, seja com relação a um problema que já ocorreu, uma informação preventiva e também orientar o consumidor antes de fazer uma eventual compra ou adquirir o serviço. "A intenção é levar o exercício de cidadania, que é conhecer os direitos", afirma.

Várias pessoas se deslocaram até o espaço de atendimento para questionar e tirar dúvidas sobre como proceder em diversas situações. Segundo Fernandes, as dúvidas foram as mais possíveis e imagináveis. "As que mais se destacam em termos de quantidade são as da área de prestação de serviços, principalmente sobre telefonia, procedimentos bancários e atendimentos prestados por operadoras de planos de saúde", acrescenta.

A dona de casa Lucilene dos Santos Gomes, 38, adquiriu um aparelho e teve que recorrer ao órgão para solucionar o problema. "Comprei um tablet e já foi trocado três vezes, mas ele não funciona. O Procon me orientou a pegar as três vias da troca e voltar até o local para que resolvam o meu problema, pois agora a loja não quer me devolver nem o dinheiro, nem o aparelho", fala.

Em 2014, as reclamações dos consumidores ao órgão aumentaram 5,3%. Foram 9.630 reclamações, número maior que o registrado em 2013, quando 9.145 pessoas procuraram ajuda.

O pecuarista Carlos Alberto Russi, 50, matriculou os filhos em uma escola, pagou as mensalidades, porém, os materiais não foram entregues, e na lista escolar não constava o nome dos adolescentes. "O órgão me orientou a cumprir o restante do contrato. É importante ter esse acesso fácil ao órgão, a gente se sente mais cidadão", pontua.

 

Presidente Epitácio


Simultaneamente, o Procon de Presidente Epitácio, também em alusão ao Dia Internacional do Consumidor, realizou ontem uma ação alertando os consumidores sobre seus direitos e deveres. Na ocasião, servidores do órgão realizaram no centro da cidade um trabalho de panfletagem e orientação esclarecendo as principais problemáticas registradas pelo Procon. O objetivo, além de marcar a data, era fornecer informações e, dessa forma, conscientizar as pessoas sobre seus direitos e incentivar a prática do Código de Defesa do Consumidor.


SERVIÇO


CONTATO


Reclamações podem ser feitas no Procon de Presidente Prudente, localizado no antigo prédio da Estação Ferroviária, na Rua Júlio Tiezzi, 220, no acesso ao Viaduto Tannel Abbud. O telefone é o 3221-2710. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
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