Procon registra 5.842 atendimentos em 2020; 46% são à distância

Por conta da pandemia, quase metade das reclamações foi enviada por email ou pelo site oficial do órgão

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 06/01/2021
Horário 17:37
Foto: Marcos Sanches/Secom
Neste período, Procon limita atendimentos presenciais a 15 por dia
Neste período, Procon limita atendimentos presenciais a 15 por dia

O Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) Municipal de Presidente Prudente finalizou o ano de 2020 com 5.842 atendimentos realizados. Desse total, 46% foram formalizados por meio dos atendimentos à distância, como e-mail e o site oficial do órgão, em razão da pandemia do coronavírus, a Covid-19.

De acordo com a coordenadora do serviço, Thaianne Santiago, os serviços online tiveram um grande aumento no ano passado. “Em razão das medidas tomadas ante o enfrentamento da Covid-19, intensificamos o atendimento virtual que antes não era muito explorado. Como ficamos por muito tempo apenas com o atendimento presencial, que era o nosso 'carro chefe', tivemos que nos adaptar e atualizar todo o nosso sistema. Ficamos muito felizes com o resultado e com a procura dos consumidores”, declara.

“Apesar dos números expressivos, muitas pessoas ainda preferem se deslocar até o Procon para efetuarem as reclamações. Porém, para evitar possíveis contaminações, a nossa recomendação é que os consumidores prefiram os meios à distância, e deixem o atendimento presencial apenas para aqueles que não possuam acesso à internet ou que têm dificuldade em manejar os meios tecnológicos”, explica Thaianne.

A coordenadora acrescenta que os problemas mais reclamados dizem respeito aos serviços essenciais de telefonia e serviços financeiros, principalmente quanto ao crédito consignado. “Nesse contexto, pedimos que os idosos aposentados e pensionistas do INSS [Instituto Nacional do Seguro Social] verifiquem com frequência seus extratos bancários e até mesmo o extrato do benefício para constatação de possíveis irregularidades. Caso haja contrato desconhecido, o consumidor poderá reclamar”, orienta.

O Procon fica aberto de segunda à sexta, das 9h às 16h, no Centro Cultural Matarazzo. Há limite de 15 atendimentos diários, não é permitida a entrada de acompanhantes e é obrigatório o uso de máscara e o distanciamento social.

Serviço

Para os interessados, o programa também disponibiliza o atendimento por meio do site oficial (proconpp.sp.gov.br) e do Instagram (instagram.com/proconpp). O Procon fica localizado na Rua Quintino Bocaiuva, 749, Vila Marcondes.

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