Procura por imóveis de “perfil universitário” é 30% maior em Prudente

Busca por locações, de maneira geral, também registra elevação nesta época do ano, que chega até o dobro de anos anteriores, segundo imobiliária

PRUDENTE - MELLINA DOMINATO

Data 27/01/2024
Horário 04:03
Foto: Mellina Dominato
Locações são, na maioria, de casas de um ou dois dormitórios e próximos das universidades
Locações são, na maioria, de casas de um ou dois dormitórios e próximos das universidades

A proximidade do início do ano letivo nas instituições de ensino superior movimenta o mercado imobiliário em Presidente Prudente, principalmente em janeiro, tendo em vista que milhares de estudantes deixam suas cidades e Estados de origem em busca de uma moradia temporária na capital do oeste paulista. A procura de imóveis com perfis universitários, de menor porte, e localizados próximos das faculdades, já é 30% maior, na Destaque Imobiliária. Os primeiros meses do ano, no entanto, não são embalados somente pelos calouros, mas também de uma forma geral, como trabalhadores que são transferidos para o município e também famílias já residentes que buscam um novo lar. Nestes casos, as altas vão de 10% até o dobro da procura, como sentido pela Belmont Imobiliária e Imobiliária Leal Imóveis, respectivamente.

Quanto às buscas por imóveis pelos universitários, estas devem seguir intensas até o próximo mês, já que as aulas serão iniciadas no dia 6, na Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), Toledo Prudente Centro Universitário e Fapepe/Uniesp (Faculdade de Presidente Prudente). Já no dia 8, começa o ano letivo na Fatec (Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo), seguida da Fasol (Faculdade Solidária do Oeste Paulista, no dia 13. Por fim, a FCT/Unesp (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista) realizará, entre os dias 26 de fevereiro a 2 de março, a semana de recepção dos calouros. 

“A procura nesta época do ano sempre aumenta devido à procura dos estudantes. São imóveis com características bem próprias, de um ou dois dormitórios e próximos das universidades. Nesta época temos um aumento de aproximadamente 30% na procura de imóveis para locação devido ao grande número de estudantes que vem para Presidente Prudente”, explica o gerente comercial imobiliário da Destaque Imobiliária, Luís Alvarez, 41 anos.

Pontua que, normalmente, os universitários procuram apartamentos ou condomínios de casa populares, com foco na questão da segurança. “Este é um critério bastante relevante para os estudantes e os pais que ajudam no processo de locação. Na grande maioria, na nossa imobiliária, a procura é por imóveis pequenos, sempre para um ou, no máximo, dois moradores. Alguns ainda preferem com dois quartos para dividir o imóvel com um colega, assim dividindo as despesas da locação também”, lembra. “Este período do ano é bastante importante para o mercado imobiliário, principalmente no setor de locação, pois os contratos firmados agora têm vigência de 12 a 36 meses, o que torna esse período decisivo para que os proprietários, inquilinos e imobiliária tenham um ano tranquilo em relação esses aluguéis”, frisa.

Novas opções

Na Belmont Imobiliária, o leque de imóveis do perfil mais procurado pelos estudantes, no padrão de casas e apartamentos menores, está em expansão, conforme o diretor e proprietário do estabelecimento, Rinaldo Almir da Silva, 59 anos. No local, no entanto, a elevação nas buscas não está restrita somente aos universitários. “Este período é importante. Algumas pessoas vão embora da cidade e desocupam imóveis residenciais, porém, uma grande quantidade também chega buscando novas locações deste tipo. Existindo também a flutuação dos imóveis comerciais, em um padrão semelhante aos residenciais”, comenta.

O mesmo cenário é visto na Imobiliária Leal Imóveis. “A procura pelos imóveis dobrou em relação aos últimos anos, nesta época do ano, tanto por jovens, quanto as famílias, em geral. Mais procuradas são as casas, principalmente em condomínio fechado. Os mais jovens procuram casas menores e apartamentos. Kitnets próximas das faculdades, aí a procura é grande. Enfim, essa época é muito importante para o mercado imobiliário, em função da procura por locações no início do ano. Começo de ano, vida nova, tudo novo...”, ressalta o corretor de imóveis, Helton Leal.

Foto: Cedida


Alvarez: “Contratos firmados agora têm vigência de 12 a 36 meses, o que torna esse período decisivo”

Publicidade

Veja também