Procura por vaga de trabalho cresce 25,6%

No 1º quadrimestre do ano, Balcão de Empregos registrou 38.262 atendimentos, contra 30.454 no mesmo período de 2014

PRUDENTE - Rogério Lopes

Data 12/05/2015
Horário 07:44
 

Entre janeiro e abril deste ano, o Balcão de Empregos de Presidente Prudente – vinculado à Sedepp (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico) realizou 38.262 atendimentos. O número é 25,63% maior que os 30.454 mil atendimentos efetuados no mesmo período de 2014. Em contrapartida, conforme a unidade, neste quadrimestre foram registrados, em relação ao ano passado, uma queda de, aproximadamente, 30% nas vagas disponibilizadas. Ontem, o Balcão de Empregos contava com 590 oportunidades de trabalho, sendo que, em 2014, normalmente, mais de mil vagas estavam disponíveis aos interessados.

Neste ano, do total das pessoas que compareceram no local em busca de uma colocação no mercado de trabalho, 8.770 foi em janeiro; 10.280 em fevereiro; outras 10.752 no mês de março; e, por fim, 8.460 em abril. Já nos mesmos meses, porém, no ano passado, os números ficaram em: 6.845 em janeiro; 6.965 em fevereiro; 6.799 em março; e 9.845 em abril. Em todo 2014 foram realizados 92.508 mil atendimentos.

Jornal O Imparcial Ontem, o Balcão de Empregos da Sedepp contava com 590 oportunidades de trabalho

O crescimento na procura por emprego e a queda nas vagas abertas podem ser traduzidos, conforme especialistas, desde o fim do ano passado, em decorrência do período de economia "estagnada" que o país atravessa. Em pesquisa realizada e divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), por meio da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), no dia 7 deste mês, a instituição apontou que a taxa de desocupação no Brasil, no primeiro trimestre de 2015, ficou em 7,9%. O número é superior aos 6,5% registrados no 4º trimestre de 2014 e dos 7,2% alcançados no 1º trimestre do ano passado. A taxa deste ano é a maior desde o 1º trimestre de 2013, onde o número de desocupados ficou em 8%.

 

Ofertas


Segundo a coordenadora de Comércio e Serviço do Balcão de Empregos, Edileusa Alves Palin, mesmo observada a queda das ofertas de emprego, "as oportunidades existem". Ontem mesmo eram disponibilizadas 590 vagas em diversos setores.

Palin esclarece que devido à diminuição das propostas, as empresas estão mais exigentes quanto ao perfil do candidato. Desta forma, a coordenadora pontua a importância das pessoas se qualificarem e se prepararem para o mercado de trabalho. "Mesmo reduzindo a quantidade, ainda existe um bom fluxo de oportunidades. Por isso, as pessoas devem estar atentas, atualizadas e sempre buscar capacitação", frisa.

Entre as ofertas de trabalho mencionadas, Palin pontua que a unidade tem expressiva demanda de oportunidades nos seguintes setores: 63 vagas para carpinteiros, 30 vagas para diversos trabalhos em supermercados, outras 33 oportunidades para eletricistas e 74 propostas para auxiliar de produção.

Sobre os atendimentos, a responsável pontua que os números apresentados somam tanto pessoas que procuraram o órgão apenas uma vez como quem vai constantemente para entregar currículos, se candidatar a alguma vaga ou conferir a lista de oportunidades disponibilizadas no Balcão de Empregos.

 

Qualificação


A necessidade de se qualificar, estar preparado, ter um diferencial e possuir subsídios que garantam maior competitividade no mercado de trabalho, como apontado pela coordenadora, também é pontuado pelo economista Douglas Fernandes.

O especialista esclarece que a região de Prudente sente o momento de "crise" que todo Brasil passa, dentro dos ajustes econômicos que são realizados – segundo ele, necessários – e que atinge a vida empresarial e, consequentemente, reflete na questão do emprego.

Fernandes esclarece que o profissional deve "garantir a empregabilidade", ter um diferencial para que, caso venha perder o emprego, tenha suporte para buscar novas oportunidades. Ele ressalta que ao mesmo tempo em que as empresas reduziram o número de vagas, buscam profissionais com mais competitividade para atender suas necessidades.

O economista explica que ainda observa que, mesmo existindo cursos de capacitação, até mesmo de nível superior, gratuitos, ainda há uma parcela da sociedade que não se interessa, não procura tais opções e não se conscientiza da necessidade em ter uma formação.

Além disso, Fernandes acrescenta que o trabalhador deve ajustar seu orçamento, mesmo estando empregado, e, se possível, possuir uma reserva técnica – poupar e guardar uma parcela do orçamento.

 

SERVIÇO


ATENDIMENTOS


Empresas interessadas em divulgar suas vagas ou pessoas que queiram conferir ou se candidatar a alguma oportunidade profissional podem procurar o atendimento no Balcão de Empregos. O serviço é gratuito e disponibilizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no prédio da Sedepp, situado na Rua Marrey Junior, 250, no Jardim Bongiovani. Há ainda a opção de conferir as vagas disponibilizadas no site da prefeitura (www.presidenteprudente.sp.gov.br), no link "Balcão de Empregos". Mais informações ainda podem ser obtidas pelo telefone 3918-4200.
Publicidade

Veja também