Produção em sessões de fevereiro e o ranking na Câmara

Homéro Ferreira

COLUNA - Homéro Ferreira

Data 05/03/2025
Horário 05:00

Nº DE PROPOSITURAS
A atuação de vereador não se restringe às sessões ordinárias. Mas a quantidade de proposituras apresentadas é um parâmetro no mínimo interessante. Por isso, o Plantão fez levantamento do 1º mês das ordinárias que foi fevereiro.  

QUASE QUINHENTAS
Foram 492 proposituras. A maioria delas requerimentos: 267. As indicações foram 212. As moções de aplausos em quatro sessões chegaram a meia dúzia, sendo cinco do Dr. Enio Perrone (PSD) e uma do Babu da Cohab (PP).

DEZ PROJETOS
Projetos foram 10, sendo sete de criações de frentes parlamentares. Demerson da Saúde (Republicanos) propôs dois projetos, sendo um de nome de rua e outro da criação da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde.

SAÚDE E LIXO
Izaque Silva (PL) também apresentou dois projetos: um sobre as emendas individuais, estabelecendo 50% para a saúde, e outra da criação da Parlamentar de Combate ao Descarte Irregular de Resíduos e Proteção ao Meio Ambiente.

SERVIÇO PÚBLICO
Outro com dois projetos é o presidente William Leite (PP): inserção do Dia Municipal do Rotariano no calendário comemorativo e a criação da Frente Parlamentar em Defesa do Serviço Público e outras providências.  

NOME LONGO
O vereador Edgar Caldeira (União) propôs a frente que tem o nome mais comprido: Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Pessoas com TEA (Tratamento do Espectro Autista) e doenças similares.

ESPORTE E VIDA
Babu criou a Frente Parlamentar de Apoio, Promoção, Fomento e Defesa do Esporte. Sara Lopes (União) criou a Frente Parlamentar Cristã de Evangelização, Defesa da Vida e da Família.

FÓRUNS DE DEBATES
O vereador Wellington Bozo (Republicanos) criou a Frente Parlamentar em Defesa do Bem-estar Animal no município de Presidente Prudente. As frentes funcionam como fóruns de discussões das temáticas propostas, em busca de soluções.

NOVATO NO TOP 5
No top 5 dos vereadores que mais produziram, dentro do critério quantitativo aqui apresentado, aparece um vereador de primeiro mandato, e precisou de critério de desempate, que foi o de projeto, para definir 3º e 4º. 

QUATRO VETERANOS
O 1º em número de proposituras em sessões ordinárias foi William com 54, seguido de Demerson em 2º com 53. Depois, em 3º, Bozo com 51; em 4º, o novato Guilherme Alencar, também com 51; e Mauro Neves (Podemos) em terceiro com 50. 

POSTOS DO MEIO
Nas posições intermediárias, a liderança é do vereador que assumiu como suplente, Edu da Padaria (PP), em 6º com 41. Edgar e Babu são o 7º com 37 e sem opção de critério de desempate; saltando então para o 9º e 10º, Douglas com 33 e Dr. Enio com 31.

POSTOS DERRADEIROS
Nas três últimas posições, aparecem o vereador com maior número de mandatos (oito), Izaque Silva (PL), com 28, e os novatos Sara Lopes com 15 e Aristeu Penalva (MDB) com nove. A verdade é que fevereiro serve para “esquecer a máquina”. 

Publicidade

Veja também