Professor da Fatec divulga seu livro sobre empreendedorismo

Marcus Lima conta que “Os Silva” traz a história fictícia de uma família empreendedora brasileira; renda com a venda dos exemplares será revertida para o Bethel Mão Amiga

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 05/06/2022
Horário 10:26
Foto: Cedida
“Os Silva” é o primeiro livro do professor universitário da área de negócios, Marcus Lima
“Os Silva” é o primeiro livro do professor universitário da área de negócios, Marcus Lima

O professor da Fatec (Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo) que atua na área de negócios em geral: administração, marketing, planejamento estratégico, custos, finanças entre outras disciplinas, Marcus Lima, está promovendo o seu primeiro livro, intitulado “Os Silva”, que conta a história de uma família empreendedora brasileira. Toda a receita arrecadada com a venda dos exemplares será revertida para o Projeto Bethel Mão Amiga, mantido pela Igreja Presbiteriana Independente, que atende crianças e famílias no Conjunto Habitacional Brasil Novo, em Presidente Prudente
Segundo Marcus, trata-se de uma obra fictícia que conta a história de muita gente. Um livro fácil de ler, mas que trata de assuntos importantes para as pessoas que querem empreender a partir de suas casas. “Pra não ficar um livro chato, criei a família Os Silva, pelo fato de ser um dos sobrenomes mais recorrentes no Brasil, e pra nutrir certa empatia, porque o que acontece realmente é isso. Muita gente para compor sua renda ou porque ficou sem emprego resolveu produzir alimentos em casa”, expõe o escritor, que diz ter levado seis meses para escrever “Os Silva”.
Os primeiros de um total de 500 exemplares, ele vendeu para cobrir seus gastos, e o restante doou para o projeto.
O livro tem nas primeiras páginas um código que o leitor pode enviar para o e-mail e receber uma planilha de controle financeiro, manual de uso bastante completo. “Como eu disse, o livro foi produzido para ajudar as pessoas, e nada mais apropriado do que ajudar um projeto que cuida, auxilia famílias e crianças que necessitam. Devemos utilizar as habilidades que Deus nos deu para ajudar o próximo”, expõe o escritor.

Orientações que valem ouro

Uma coisa importante de salientar, de acordo com Marcus, é que a gestão de negócios, independente se formalizado ou não, necessita que se tenha uma pegada mais profissional. Porque, segundo dados do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), as empresas quebram por falta de gestão. 
“Eu sei disso muito bem, porque além de professor universitário, sou consultor autônomo. Uma boa gestão diferencia os negócios, o que é ou não profissional, e evita muita quebra, que é o que mais dificulta o dia a dia das empresas por falta de conhecimento”, explica.
Outro ponto que o consultor elenca como importante de ser destacado é que o empreendedorismo é a verdadeira mola que impulsiona a economia. Então, nada mais apropriado que empreender da maneira correta. “E o livro fala sobre custos, finanças, marketing, planejamento, como formar preços. E o jeito adequado de empreender é por oportunidade e a grande maioria acaba empreendendo por necessidade, mas sem noção do que é gerenciar um negócio. E dá trabalho gerenciar”, pontua o professor universitário. 

SERVIÇO
O livro “Os Silva” pode ser adquirido, de segunda a quinta-feira, das 8h às 17h, na secretaria da Igreja Presbiteriana Independente, localizada na Rua Siqueira Campos, 815, centro, de Presidente Prudente. Telefone (18) 3221-8180.

FICHA TÉCNICA
“Os Silva”
Autor: Marcus Lima
Páginas: 112
Impressão: Gráfica Cipolla

Publicidade

Veja também