Professor de Portugal enfatiza estudo sobre contusões no futebol

O docente ainda acrescenta: “Que ambos poderiam demonstrar aptidão, mas o fato de terem atropeladas as etapas perdem a oportunidade".

Esportes - Jefferson Martins

Data 13/02/2015
Horário 07:37
 

O professor doutor Manuel João Coelho e Silva, docente na Universidade de Coimbra, em Portugal, ministrou ontem, uma palestra com o tema "Lesões esportivas e maturação biológica em jovens jogadores de futebol". O especialista, que falou aos alunos da FCT/Unesp (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista) dos cursos de educação física e fisioterapia, detalhou as suas teses de estudo e explicou cada detalhe. A iniciativa foi da área de pós-graduação da Faculdade de Fisioterapia.

Jornal O Imparcial Manuel João é especialista em lesões

Entre os temas abordados, Silva ressaltou sobre os ciclos da musculatura de cada atleta e da possibilidade de desenvolvimento. "Se dois jogadores da mesma idade forem comparados, o que tiver a maior força, conseguirá ter mais sucesso, porém o outro também tem condições de seguir, mas com o tempo dele". O docente ainda acrescenta: "Que ambos poderiam demonstrar aptidão, mas o fato de terem atropeladas as etapas perdem a oportunidade".

Segundo Danilo Bianchini Baptista, 20, as situações apresentadas são muito válidas e de grande contribuição, para a comunidade acadêmica. "Acredito que é muito importante, a gente ter essa interação com profissionais como ele, do exterior, pois conseguem passar uma base que a gente não está acostumado aqui no Brasil", afirma o aluno, que está no segundo período de educação física. "E confirma que a prática de esportes contribui para desenvolver a formação dos ossos", completa.

 

Tem aplicabilidade


De acordo com o professor e doutor do curso de educação física da FCT/Unesp, Rômulo Araújo Fernandes, o profissional português traz o que há de mais avançando em se tratando do assunto. "Tudo o que ele diz é perfeitamente aplicável no cotidiano deles e que propicia a evolução dos atletas. E no tratamento e condicionamento físico do jogador, já que a especialidade no caso é o futebol", explica.
Publicidade

Veja também