Professora orienta sobre preparação nesta reta final

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 18/10/2022
Horário 04:22
Foto: Fatec Prudente
Juliana aconselha que candidatos participem de aulões e simulados
Juliana aconselha que candidatos participem de aulões e simulados

Com a proximidade das datas das provas do Enem (Exame Nacional de Ensino Médio), sentimentos como ansiedade, estresse e medo se intensificam nos candidatos. Não sem motivo, considerando que um bom desempenho pode significar alcançar o sonho de entrar na faculdade. De acordo com a professora de Comunicação da Fatec (Faculdade de Tecnologia) de Presidente Prudente, Juliana Casarotti Ferreira, há algumas orientações para quem deseja passar por esse período de expectativa com mais tranquilidade.
O primeiro passo é diminuir o ritmo. “Nada de ficar estudando o dia todo. Agora é hora de desacelerar e se concentrar em revisar alguns conteúdos. É importante que o cérebro tenha momentos de descanso para enfrentar a maratona de provas”, expõe.
A segunda dica é participar de eventos. Juliana aponta que, nesta época do ano, instituições de ensino procuram organizar aulões e simulados, que propiciam ao candidato uma forma de avaliar seu conhecimento e encontrar pessoas que também vivem os desafios de se preparar para o Enem.
O terceiro passo é seguir o exemplo. A professora orienta que o candidato procure conversar com pessoas que já passaram pela experiência do exame. “Pergunte sobre seus principais medos e dificuldades e veja o exemplo de quem conseguiu resultados positivos no Enem”, aconselha. 
Outro ponto importante é planejar o dia da prova. Deste modo, é ideal que o candidato verifique o local em que vai realizar o exame e quanto tempo irá gastar no deslocamento, confira os documentos, compre as canetas e pense no lanche que vai levar, antecipando todos os detalhes do grande dia.
Por fim, Juliana recomenda que o otimismo seja mantido. “Parece clichê, mas nossos pensamentos têm grande influência no nosso comportamento. Por isso, vale a pena o candidato refletir o quanto se preparou até aqui, relembrando todo seu esforço e comprometimento na preparação para as provas”, pontua.

CONFIRA TAMBÉM:

Enem 2022: 10.880 candidatos devem prestar provas na região

Publicidade

Veja também