Profissionais da saúde e estudantes participam de caminhada em PP

O tema chamou a atenção e despertou a curiosidade dos participantes.

PRUDENTE - Laís Ernesto

Data 09/08/2014
Horário 00:59
 

Uma caminhada marcou o encerramento da Semana do Aleitamento Materno, ontem de manhã, em Presidente Prudente. O evento reuniu profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, alunos e professores da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista). O objetivo foi conscientizar a população sobre a importância da amamentação.

O último dia de programação começou com uma palestra ministrada pelo economista Wilson de Luces Fortes Machado, que abordou os objetivos do milênio relacionados com o aleitamento. O tema, aliás, foi a central das demais palestras realizadas ao longo da semana, conforme a responsável pelo Banco de Leite Humano de Prudente, Edilamar Matias de Souza, 50.

Jornal O Imparcial Como forma de conscientização, estudantes e profissionais saíram às ruas, ontem de manhã

De acordo com ela, o Banco de Leite conta com 75 doadoras cadastradas, o que representa cerca 50% do necessário para suprir a demanda de crianças prematuras que carecem do leite materno.

O tema chamou a atenção e despertou a curiosidade dos participantes. Kelly Cristina de Lima Ramos Pinto, 47, professora do curso de Enfermagem da Unoeste, acredita que a abordagem promove uma reflexão sobre a interferência da rotina atual da mulher na amamentação dos filhos. "A questão é mais complexa do que imaginamos", acrescenta.

Para os alunos que acompanharam a palestra e a caminhada, a programação foi bastante positiva. A estudante de Enfermagem, Karoline Dresch, 22, considera que a restrição da amamentação por parte de algumas mulheres se deve à falta de informação. "É um ato de simples, que cria um laço de afeto com a criança", define.

A universitária Gabriela Ferreira Bazote, 21, acrescenta que as mães precisam se conscientizar de que estão aptas para amamentar seus filhos e ainda doar leite para crianças que necessitam. "Mas, a falta de conhecimento de seu potencial acaba influenciando negativamente".

 

Serviço


Para doar leite humano a mulher não precisa sair de casa. As interessadas em ajudar o Banco de Leite podem ligar no 3226-3430. Um agente de saúde levará toda a orientação necessária para a mãe e o material a ser utilizado na retirada do leite. Para as que não moram em Presidente Prudente, a dica é entrar em contato com o posto de saúde mais próximo de casa.

 
Publicidade

Veja também