Programa ajuda prudentinos em dificuldade financeira a não perder suas casas

Proprietário do imóvel pode vendê-lo à Rooftop e continuar morando como locatário, tendo o direito de recomprar ou revender a terceiros

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 12/07/2021
Horário 15:28
Foto: Reprodução
Prudente já conta com alguns clientes atendidos
Prudente já conta com alguns clientes atendidos

A proptech Rooftop, que oferece gestão inteligente de transações imobiliárias ao conectar imóveis em situações especiais (retomados e estressados) a potenciais compradores e investidores, criou o programa InCasa para que proprietários que estejam passando por dificuldades financeiras possam permanecer em suas casas. A cidade de Presidente Prudente já conta com alguns clientes atendidos.

O programa é voltado a todos os proprietários de imóveis quitados ou vinculados a um financiamento ou empréstimo bancário, correndo o risco de ter a propriedade tomada por meio de processos judiciais e extrajudiciais. Também se aplica para donos de imóveis que simplesmente estão sem acesso a banco e capital.

Funciona assim: a Rooftop compra o imóvel pagando à vista e o antigo proprietário permanece como locatário, com direito contratual de recomprar no futuro pelo mesmo valor que vendeu, atualizado por IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) mais 7% ao ano. Se o antigo proprietário não quiser recomprar, pode transmitir esse direito a qualquer pessoa, com total liberdade para negociar a venda por um valor superior, ficando com a diferença. Rogério Mescolote, gerente comercial de uma distribuidora de papel gráfico em Presidente Prudente, participa do programa.

"Conheci o InCasa por meio das redes sociais. Já estava há algum tempo tentando realizar negociações para quitar minha casa. Fiquei tentando achar uma solução por praticamente um ano, entre muitas propostas de imobiliárias e instituições financeiras, mas nada dava certo. Quando eu e minha esposa encontramos o programa, vimos que era realmente possível vender nossa casa, continuar morando nela e poder pensar com mais calma se vamos recomprar ou revender a terceiros", comenta Rogério.

Solução para inadimplentes

De acordo com Daniel Gava, fundador e CEO (diretor executivo) da Rooftop, é possível observar um aumento no número de financiamentos problemáticos e processos judiciais envolvendo imóveis. A ausência de uma solução fez com que a empresa desenvolvesse um programa mais humanizado para ajudar pessoas e famílias que se encontram em estresse financeiro e sem acesso a crédito. Segundo o executivo, o programa tem várias formas de ser aplicado.

"Buscamos oferecer uma solução para os brasileiros que estão em uma situação financeira difícil e não estão conseguindo pagar as prestações da casa, do condomínio e impostos, por exemplo. Eles podem nos vender o imóvel, pagar as dívidas, melhorar seu score de crédito e se reorganizar financeiramente, ficando ainda livres para optar em recomprar ou revender o imóvel como quiserem. Atuamos em um momento da vida dos clientes, quando ninguém mais os assiste", afirma Gava.

A proptech, com sede em São Paulo e Presidente Prudente, conta com um time especialista de mais de 20 pessoas. O projeto teve início com Daniel, que, adquirindo há mais de 10 anos imóveis em leilões para revenda no mercado imobiliário enquanto pessoa física, percebeu que muitas famílias poderiam ter mantido seus lares com uma opção que oferecesse liquidez imediata, sem perder grande parte do investimento nos descontos dos leilões que prejudicam muito o patrimônio de quem perde o imóvel, às vezes por dívidas de pequeno e média porte.

A proptech

A Rooftop é uma proptech que oferece gestão inteligente de transações ao conectar imóveis em situações especiais a potenciais compradores e investidores. A empresa é destinada a clientes que buscam o primeiro imóvel ou que queiram ingressar no mercado de investimentos imobiliários com ativos confiáveis e de alta rentabilidade.

A startup também desenvolveu uma solução única para o mercado imobiliário, o InCasa, programa destinado a pessoas que possuem imóveis quitados ou financiados, mas que estejam negativadas, vinculadas a um financiamento imobiliário ou empréstimo bancário e sem acesso a banco e capital. O programa compra esse imóvel do proprietário, que pode recomprar em até 36 meses. Mais informações no site rooftop.com.br.

Publicidade

Veja também