Programa auxilia no desenvolvimento intelectual das crianças por meio da música

PMDI, idealizado e coordenado pelo violinista, maestro e professor Marco Ferri, já está em andamento em escola de Prudente

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 31/05/2022
Horário 08:06
Foto: Cedida
Projeto piloto está sendo realizado na Escola Municipal Professora Odette Duarte da Costa
Projeto piloto está sendo realizado na Escola Municipal Professora Odette Duarte da Costa

A música deve ser utilizada como forma de desenvolver e ampliar a capacidade criativa e cognitiva de crianças. Este é objetivo do PMDI (Programa Musical de Desenvolvimento Intelectual), idealizado e coordenado pelo violinista, maestro e professor de música, Marco Ferri, em Presidente Prudente. 
O programa traz uma visão dinâmica e atualizada do ensino da música para as crianças. Totalmente baseado nas mais modernas pesquisas, nos campos da ciência cognitiva e do desenvolvimento cerebral, o PMDI combina a musicalização infanto-juvenil com aspectos da terapia musical, para potencializar o desenvolvimento cerebral dos alunos. O aumento da atenção e do foco, a capacidade de retenção de informação, a velocidade de raciocínio, a melhora organizacional, entre outros aspectos, podem ser potencializados por meio do ensino consciente da música e de seus componentes. 
Ferri explica que, para o desenvolvimento do programa, foram utilizadas inúmeras pesquisas sobre musicalização, inclusive de outros países. "Tomamos, como base, as pesquisas mais relevantes da atualidade no campo da musicalização, vindas, diretamente, da Associação de Professores de Música dos EUA, assim como suas metrificações, podendo, assim, demonstrar, de forma clara, os benefícios que o aprendizado musical pode oferecer às nossas crianças”, completa o músico. 

Projeto já está em andamento

O projeto piloto já está em andamento na Escola Municipal Odette Duarte da Costa, e está sendo realizado pela Secult (Secretaria Municipal de Cultura), com apoio da Seduc (Secretaria Municipal de Educação) de Presidente Prudente.

"TOMAMOS, COMO BASE, AS PESQUISAS MAIS RELEVANTES DA ATUALIDADE NO CAMPO DA MUSICALIZAÇÃO, VINDAS, DIRETAMENTE, DA ASSOCIAÇÃO DE PROFESSORES DE MÚSICA DOS EUA, ASSIM COMO SUAS METRIFICAÇÕES”
Marco Ferri

O músico, que também é idealizador e integrante do duo musical Ferri Strings, em parceria com sua esposa, também musicista e fundadora do duo, Kristen Ferri, diz, ainda, que, durante os anos em que passou estudando nos Estados Unidos, pôde conferir, de perto, a diferença que a música faz na vida das crianças, já que, por lá, são comuns as aulas de musicalização nas escolas.
“Desde que cheguei aos Estados Unidos, já me deparei com essa realidade da musicalização nas escolas, inclusive a Kristen, minha esposa, que é natural de lá e também estudou música na escola. E, quando adulta, resolveu segui-la como profissão. Então, desde que viemos para Prudente, sempre tive vontade de criar este programa, que as secretarias de Cultura e Educação estão tornando possíveis”, finaliza.

Cedida

PMDI combina a musicalização infanto-juvenil com aspectos da terapia musical

Publicidade

Veja também