Programa beneficia produtores locais e alimenta pessoas em vulnerabilidade

EDITORIAL - DA REDAÇÃO

Data 13/07/2023
Horário 11:53

A agricultura familiar desempenha um papel fundamental na economia e no bem-estar social de muitas comunidades. Essa forma de produção agrícola, que envolve pequenas propriedades familiares, não apenas fornece alimentos nutritivos, mas também desempenha um papel crucial na preservação da cultura local, na proteção ambiental e na redução da pobreza rural. Além disso, a doação de alimentos provenientes da agricultura familiar desempenha um papel ainda mais significativo no combate à fome e à insegurança alimentar.

Desta forma, políticas públicas como a iniciada nesta terça-feira em Presidente Prudente, que distribui itens adquiridos por meio do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) a entidades assistenciais e pessoas em situação de vulnerabilidade social, são muito louváveis. Esses alimentos são produzidos por agricultores familiares locais. Ao todo, são viabilizadas 11 toneladas de alimentos por 20 produtores da região, incluindo abóbora, berinjela, jiló, batata-doce, mandioca, laranja, limão, mamão, amendoim, abacate, tomate cereja, alface crespa, espinafre, coco verde, acerola, pimentão, repolho, carambola, abóbora, banana nanica, cenoura e acelga.

O programa, que estava interrompido na cidade desde 2015, foi retomado com o objetivo de oferecer alimentos de qualidade para as famílias beneficiadas e ainda estimular o desenvolvimento da agricultura familiar em Prudente e região, garantindo uma fonte de renda a esses produtores.

É fundamental reconhecer o papel vital desempenhado pela agricultura familiar e a importância da doação de alimentos em nossa sociedade. Apoiar e promover a agricultura familiar não apenas fortalece a economia local, mas também contribui para a construção de um sistema alimentar mais justo, sustentável e equitativo. A doação de alimentos é uma forma tangível e poderosa de transformar a produção agrícola em ações concretas de solidariedade, alimentando corpos famintos e nutrindo a esperança em comunidades inteiras.

Publicidade

Veja também