Programa de inovação do Sebrae tem 180 vagas para produtores rurais da região

Iniciativa disponibiliza agente local de inovação para acompanhar gratuitamente evolução da propriedade durante 12 meses

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 11/05/2025
Horário 09:30
Foto: Agência Brasil
Programa tem como objetivo auxiliar produtor rural a aumentar faturamento
Programa tem como objetivo auxiliar produtor rural a aumentar faturamento

Um ano de acompanhamento e diagnóstico, passando pela aplicação das soluções e mensuração de resultados. Essa é a proposta do “ALI Rural”, programa do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) que tem um ALI (agente local de inovação) atuando ao lado do produtor rural e está com 180 vagas abertas para o oeste paulista. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 31 de agosto no site contato.sebraesp.com.br/alirural.

O programa tem como objetivo auxiliar o produtor rural a reduzir custos, implantar inovações e aumentar o faturamento e a produtividade. Tudo isso com a ajuda do ALI, um pesquisador bolsista capacitado pelo Sebrae-SP que atuará como um facilitador da gestão de inovação, identificando necessidades e buscando soluções de acordo com as demandas de cada propriedade rural. 

O atendimento do agente de inovação envolve a realização de um diagnóstico para avaliar o que é preciso melhorar e a produção de um plano de ação. O agente poderá propor ferramentas para melhoria de processos produtivos e controles gerenciais, para acessar novos mercados, reduzir custos e fazer ações de marketing, vendas e sustentabilidade. Estão previstos encontros coletivos e consultorias individuais.

Em dois anos e meio de atuação, o programa “ALI Rural” atendeu cerca de 7 mil produtores em 603 municípios do Estado. Entre os destaques, estão o aumento médio de 23,9% no faturamento dos negócios e um índice de inovação e modernização de 66%.

“O ALI Rural é uma oportunidade para o produtor se tornar mais competitivo e começar a se ver como empresário. O programa mostra que a inovação está nas pequenas coisas, como uma melhoria no processo e até no relacionamento com o cliente e funcionários. O que vemos no fim do ciclo são cases de sucesso variados, desde a criação de um logotipo, com máquinas novas, até negócios que conseguiram acessar novos mercados e até exportar”, destaca Vanessa Lima, gestora estadual do “ALI Rural”.

Inscrições abertas

Podem participar do Programa “ALI Rural” produtoras e produtores ruais do Estado de São Paulo com ao menos um dos seguintes documentos: CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica), sendo MEI (Microempreendedor Individual) rural, micro ou pequena empresa, Dap (Declaração de Aptidão ao Pronaf), Caf (Cadastro Nacional da Agricultura Familiar), Nirf (Número de Imóvel na Receita Federal), Inscrição Estadual, Registro de Pescador ou Caepf (Cadastro de Atividades Econômicas da Pessoa Física).

Publicidade

Veja também