Programa de Pós-Graduação em Geografia abre inscrições para Mestrado Profissional em 2024

Pós-graduação stricto sensu na área de concentração "Recursos Hídricos e Meio Ambiente" garante o título de Mestre em Ciências

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 05/12/2023
Horário 12:14
Foto: Cedida
PPG-MP (Programa de Pós-Graduação em Geografia-Mestrado Profissional) da FCT/Unesp está com inscrições abertas
PPG-MP (Programa de Pós-Graduação em Geografia-Mestrado Profissional) da FCT/Unesp está com inscrições abertas

O PPG-MP (Programa de Pós-Graduação em Geografia-Mestrado Profissional) da FCT/Unesp está com inscrições abertas para o processo seletivo 2024. Estão previstas 20 vagas para o curso, com duração de dois anos, concentrado na área de Recursos Hídricos e Meio Ambiente. As inscrições vão até 14 de janeiro de 2024.

“Com o título de Mestre em Ciências, o aluno poderá dar aulas em universidades, trabalhar como especialista em órgãos públicos e empresas privadas, na temática que desenvolver seu mestrado, ou apenas subir de referência de salário em órgãos que considera a titulação”, aponta o coordenador do PPG-MP, professor Fernando Okimoto.

Ele também destaca que a área em que se concentra o curso pode agregar os profissionais já atuantes e propiciar um rico networking durante o período de estudo. “A temática ‘Recursos Hídricos e Meio Ambiente’ pode agregar demais aos que geralmente são profissionais da área, atuantes em órgãos locais, estaduais ou federais, além do contato com os parceiros tradicionais que são os comitês de bacia hidrográfica do Paranapanema e Ministério Público Estadual, secretarias de Estado, prefeituras, Sabesp, Cetesb, Ceres, entre outros”, explica.

O mestrado profissional não tem atualmente bolsas diretamente ligadas ao curso, mas participa de projetos com bolsas para quem não tem renda, ou auxílios adicionais para quem tem. Segundo Fernando, a PROPG (Pró-Reitoria de Pós-Graduação), a de Proec (Extensão e Cultura) e a Cope (Coordenadoria de Permanência Estudantil) também lançam editais que visam apoiar a permanência dos alunos.

São ao todo 96h de curso, sendo 28h em créditos de disciplinas, 10h em atividades complementares (como eventos e publicações) e 58h pelo trabalho final de curso que pode ser uma dissertação ou equivalente. “Lembrando que o profissional não deixa seu emprego, porque as disciplinas, reuniões com seus orientadores e demais eventos são alocados nas sextas e sábados ou à noite”, reforça o coordenador.

 

Experiência

Mário César Vieira Marques participou da 1ª turma do Mestrado Profissional, finalizado em 2014, e conta que foi determinante para sua carreira profissional como   conhecimento de apoio em seu trabalho de gestor municipal e membro titular do CBH-AP. “Os aspectos mais valiosos para mim, em termos de conhecimento adquirido, foram a ampliação da visão como gestor e da rede de contatos na área, que é imprescindível para a atividade técnica e de gestão”, destaca.

O curso proporcionou diferentes experiências, mas também abriu portas para novas possibilidades após sua conclusão, e Mário pontua a possibilidade de atuar como consultor de órgãos públicos e privados, como uma das mais valiosas para si. “Aproveitem ao máximo a oportunidade de ampliar horizontes, pela qualidade dos docentes e do conteúdo abordado, de modo a colocarem em prática nos trabalhos a serem realizados”, este é seu conselho para os futuros alunos mestres.

Tiago Rafael dos Santos Alves também é formado pelo PPG-MP e concluiu no início deste ano (2023). Formado em História, passou a ministrar aulas de Filosofia, Sociologia e Geografia, e destaca esse como o maior impacto do curso em sua profissão. “Muito do que aprendi eu aplico em sala de aula, até porque o meu projeto final é relacionado a isso”.

Como funcionário público, concluir um mestrado garantiu a Tiago uma certa evolução na carreira, não só financeiramente, pois teve a oportunidade de lecionar em uma faculdade. “O contato com pessoas de diferentes lugares, essa rede de troca de informações é fantástica e ajuda muito, tanto com os membros que compuseram o Programa, quanto o Conselho, a rede de Geografia que eu acabei integrando, e os congressos que pude participar. A Unesp conseguiu me proporcionar algo que eu não tive durante as minhas graduações”, conta.

Todas as disciplinas cumpridas por Tiago foram aproveitadas dentro e fora do curso e, para ele, não há nada irrelevante, tudo pode ser aproveitado de alguma forma, por isso, aconselha “analisar a linha de pesquisa, ver se é realmente o que quer, participar de atividades e congressos da faculdade, entrar em contato com os professores, tudo isso ajuda a dar certeza e te garante um período proveitoso”, finaliza.

 

Processo seletivo

Para se inscrever para o Programa de Pós-Graduação em Geografia-Mestrado Profissional (PPG-MP) da FCT Unesp acesse o site https://sistemas.unesp.br/posgraduacao/publico/inscricao.principal.action?unidade=25&tipo=REGULAR

As inscrições vão até 14 de janeiro de 2024. O edital completo está disponível em https://www.fct.unesp.br/#!/pos-graduacao/--geografia-mp/processo-seletivo.

O processo seletivo constará de prova de títulos com base em currículo documentado e carta de intenções. A avaliação das Provas de Títulos e Cartas de Intenções se dará entre os dias 6/2/2024 e 20/2/2024, e a divulgação da lista dos candidatos aprovados e habilitados para a matrícula até o dia 23/2/2024.

 

Publicidade

Veja também