Programa federal garante distribuição de 12 t de alimentos em Prudente e região

Iniciativa coordenada pela Ceagesp e Conab deve beneficiar cerca de 7 mil pessoas com doação de farinha de mandioca e fubá, oriundos da agricultura familiar

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 05/12/2025
Horário 06:12
Foto: Cedida
Alimentos foram distribuidos ontem no Ceagesp
Alimentos foram distribuidos ontem no Ceagesp

A Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns gerais de São Paulo), em seu entreposto de Presidente Prudente, coordenou ontem uma grande ação de doação que totalizou 12 mil quilos de alimentos. O volume foi distribuído para entidades cadastradas no Banco de Alimentos da Ceagesp e estima-se que beneficiará cerca de 7 mil pessoas na cidade e em municípios vizinhos.

A doação foi composta por 8 mil quilos de farinha de mandioca e 4 mil quilos de fubá. Segundo Cletus Mendes, gerente do entreposto, o objetivo é garantir que as famílias em situação de vulnerabilidade tenham acesso a itens básicos, com a promessa de que a distribuição de alimentos seja mantida mensalmente.

Parceria

A ação faz parte de um programa federal que articula o MDS (Ministério do Desenvolvimento Social) e o MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário), responsáveis por autorizar a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) a comprar a produção diretamente de cooperativas e associações de agricultores familiares e assentamentos da reforma agrária.

A Ceagesp atua como ponte, recebendo o montante da Conab e repassando-o às entidades assistenciais credenciadas. A iniciativa garante o escoamento da produção da agricultura familiar ao mesmo tempo em que combate a insegurança alimentar na região.

36 toneladas distribuídas

O gerente Cletus Mendes destaca que o montante de 12 toneladas entregue ontem soma-se a outras distribuições realizadas nos últimos três meses, que já totalizam 36 mil quilos de alimentos.

Entre os produtos já entregues, estão 10 mil quilos de arroz, 4 mil quilos de feijão preto, 3 mil quilos de farinha de milho, e 5 quilos de leite em pó. A diversidade de produtos, adquiridos diretamente dos produtores rurais, reforça o compromisso do programa com o apoio à agricultura familiar e o atendimento contínuo às necessidades da comunidade.

Publicidade

Veja também