Programa identifica 15 casos positivos de aids neste ano

O órgão se responsabiliza pela implantação dos testes rápidos em todas as unidades básicas de saúde, assim como todo o procedimento é gratuito e disponível a toda população.

PRUDENTE - Arize Juliani

Data 09/06/2015
Horário 08:37
 

Levantamento realizado pelo Programa Municipal DST/Aids, em Presidente Prudente, mostra que foram identificados 15 casos positivos da doença dos 1.181 testes realizados neste ano. Esses números representam 42% do total de 2014 – quando foram detectadas 35 soropositivos, sendo 27 homens e oito mulheres. Para estimular a realização de testes rápidos e conscientizar sobre a importância do uso do preservativo, ocorre neste sábado, na Praça Nove de Julho, a realização de exames para detectar possíveis contágios das doenças sexualmente transmissíveis. Atualmente, 735 pacientes são atendidos pelo programa municipal. As transmissões acometem, conforme comparativo realizado dos últimos três anos, principalmente homens. O contágio entre eles é 77,77% maior quando comparado com as mulheres. São 90 casos em homens e 20 em mulheres.

Jornal O Imparcial Testes rápidos para detecção do HIV são ofertados gratuitamente pelo programa DST/Aids

De acordo com o coordenador do Programa Municipal DST/Aids, Jefferson Antonio Saviolo, os atendimentos aos pacientes soropositivos ocorrem por meio de uma equipe multiprofissional, que consiste no acompanhamento de farmacêutico, enfermeiros, assistente social, médico infectologista e psicólogo. O órgão se responsabiliza pela implantação dos testes rápidos em todas as unidades básicas de saúde, assim como todo o procedimento é gratuito e disponível a toda população.

O profissional revela que a incidência da doença se encontra na faixa etária de 20 a 30 anos, sendo a maioria homens e homossexuais. A base desta análise está relacionada com a incidência de casos positivos registrados entre as pessoas do sexo masculino, pois como mencionado, é 77,77% maior comparado com o contágio em mulheres. Dentro dos programas ofertados pelo programa municipal está o SAE (Serviço de Atendimento Especializado), que é destinado aos pacientes soropositivos, como também o CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), onde ocorrem os testes para a população geral e mais vulnerável. "Apesar de todas as campanhas de conscientização e da distribuição gratuita de preservativos, procuramos reforçar sempre a importância do sexo seguro e a necessidade da realização dos testes para o acompanhamento da própria saúde", expõe Saviolo.

Como noticiado anteriormente em O Imparcial, a evolução da doença ocorre de forma significativa desde 2007, quando foram registrados 59 casos. Em 2012, o DST/Aids municipal registrou 33 casos positivos da doença; em 2013, foram 27 novos registros; e no ano passado, houve a confirmação de 35 soropositivos.

 

SERVIÇO

TESTE RÁPIDO

Na Praça Nove de Julho, a ação ocorre das 8h30 às 11h30, quando serão realizados testes rápidos para detecção do HIV. Em contrapartida, diariamente, o Programa Municipal DST/Aids promove os testes de segunda a quinta-feira, das 7h30 às 10h e das 12h30 às 15h. Na sexta-feira, o atendimento ocorre apenas pela manhã. Para realizar o teste, tanto no dia da ação quanto nos dias normais, o interessado deve comparecer com documento de identidade com foto.
Publicidade

Veja também