Projeto Cristolândia atende 18 internos em Machado

REGIÃO - André Esteves

Data 16/06/2016
Horário 09:59
 

Inaugurada em novembro do ano passado, a unidade do projeto missionário Cristolândia, localizada no Parque dos Pinheiros, em Álvares Machado, busca acolher dependentes químicos em situação de rua e ajudá-los em sua recuperação. Atualmente, o espaço conta com 18 alunos, como são chamados os internos, e não possui qualquer amparo financeiro do governo. De acordo com o vice-presidente da entidade, André Kalil, 56 anos, toda a subsistência parte de doações provenientes de igrejas, comércio e comunidade. "Apesar de sermos uma ONG da igreja batista, aqui não levantamos bandeira. Todas as igrejas que estejam dispostas a contribuir são bem-vindas", afirma. Ontem, o promotor de Justiça da Saúde, Mário Coimbra, e o prefeito de Álvares Machado, Horácio César Fernandez (PV), estiveram na unidade para prestigiar o trabalho e acompanhar as atividades.

Jornal O Imparcial Unidade da Cristolândia se baseia em princípios cristãos

Conforme André, o atendimento da entidade começa nas ruas, quando a equipe vai até os pontos de drogas para convidar dependentes químicos que estejam dispostos a fazer parte do projeto. A partir daí, os interessados iniciam um tratamento composto por duas etapas com duração de nove meses cada. Na primeira, os acolhidos recebem assistência baseada no contato com o evangelho e a realização de terapia ocupacional, sem o uso de qualquer medicamento. Caso, neste período, a recuperação seja bem-sucedida, eles são encaminhados para a unidade de Piratininga (SP), onde participam de cursos profissionalizantes e são direcionados ao mercado de trabalho.

Na região de Presidente Prudente, o local conta com hortas, curso de horticultura, salas de esportes e de televisão. Conforme o promotor Mário Coimbra, a entidade é um instrumento valioso para a sociedade, pois promove a recuperação e integração de pessoas que estão em situação de abandono devido ao vício. "Já estive aqui outras vezes e, sempre que volto, percebo que a Cristolândia está evoluindo positivamente e se tornando um trabalho essencial na restauração desses alunos", comenta.

Para o prefeito Horácio, a iniciativa não é importante apenas para Álvares Machado, mas a toda região. "Conheço a entidade desde o início e admiro muito o que é feito aqui, pois todo o serviço é independente e eles não pedem nada em troca. No entanto, sempre que necessitam do suporte da Prefeitura, fazemos o possível para apoiá-los em suas necessidades e estar sempre em comunhão com o espaço. Meses atrás, aqui era um local abandonado e, hoje, se transformou em uma coisa séria", considera.

O aluno Jonas Nogueira Franco, 42 anos, é uma das 18 pessoas que são atendidas pela unidade atualmente. Ele morava em Herculândia (SP) e foi encaminhado para a região de Prudente em fevereiro, quando optou pelo tratamento contra a dependência. Em questão de três meses, Jonas apresentou tantas melhoras que acabou se tornando o líder local e, hoje, coordena as atividades do grupo. "Eu acordo o pessoal, faço os momentos de oração e reúno todo mundo para as refeições", aponta. Ele recebe visitas da família mensalmente e conta que sua recuperação não seria possível se não houvesse o apoio de fora e sua própria força de vontade. "Eu cheguei aqui derrubado e agora já me sinto completamente recuperado", enfatiza.

 
Publicidade

Veja também