Projeto Cristolândia é inaugurado hoje em Machado

REGIÃO - Estevão Salomão

Data 26/09/2015
Horário 08:15
 

Baseado em princípios cristãos e visando à inclusão social, o projeto Cristolândia inaugura hoje, às 16h, no Parque dos Pinheiros, distrito de Álvares Machado, sua 38ª unidade. Após o processo de organização operacional, que se estende até o final de outubro, pelo menos 40 homens, entre moradores de rua e dependentes químicos, serão atendidos através de trabalhos espirituais, físicos, emocionais e sociais. O incentivo do novo centro envolve 21 igrejas batistas da Alta Sorocabana, além da integração de todas as unidades do Brasil.

O coordenador da proposta na região, e pastor da Igreja Batista Boas Novas, de Presidente Prudente, Fernando Meneses de Oliveira, explica que uma lista já foi formada contendo os nomes dos futuros assistidos, os quais ficarão até dois anos como moradores do local. Entretanto, como pontua Fernando, a inserção destas pessoas ocorrerá apenas no final do mês que vem, quando "encerrar o processo de adaptação" em relação ao prédio. As principais atividades desenvolvidas pelo projeto serão cultos e estudos religiosos, o desenvolvimento de cursos profissionalizantes e palestras.

Jornal O Imparcial Após 5 meses de construção, o prédio será inaugurado hoje no Parque dos Pinheiros

Durante cinco meses, quatro pedreiros que saíram da Cracolândia em São Paulo - graças ao projeto desenvolvido em outros municípios -, trabalharam na construção da unidade que fica na Rua Souza Caldas 2815.

De acordo com Fernando, o local, com capacidade para 40 pessoas, contou também com a ajuda de pedreiros voluntários. "Realizamos mutirões para convidar colaboradores", diz. Ele ainda explica que a fim de proporcionar, priorizar e orientar o cumprimento dos valores que impulsionam o projeto, as atividades desenvolvidas deverão seguir as dimensões divididas em fases, sendo que, em todas, o principal trabalho é o religioso.

 

Objetivos


Na primeira etapa, a proposta é aprofundar, criar raízes que fortalecerão o aluno em sua recuperação e batalhas do dia a dia, de forma que ele não cogite em recorrer às drogas como fuga de seus problemas existenciais, "mas encontre em Deus o refúgio e forças necessários para a reversão de quadros e situações de sua vida". O objetivo deste primeiro ano é ampliar os horizontes dos alunos ao encaminhá-los a uma nova possibilidade de inclusão social, mediante o envolvimento com a família, inserção no mercado formal de trabalho, evolução em sua escolaridade e acerto das pendências legais.

"O projeto compreende a restauração dos vínculos familiares e sociais, com o desenvolvimento educacional e profissional, e também com a regularização civil e Judiciária", acrescenta o pastor. Ainda esclarece que se ao fim da primeira fase o cidadão ainda não estiver recuperado, ele passará para o segundo ano de atividades. O investimento para a construção, da ordem de R$ 150 mil, foi proveniente de ofertas dos membros da igreja batista de toda região.
Publicidade

Veja também