Projeto de lei eterniza escolas de samba de PP

Legislativo define desfiles carnavalescos da cidade como patrimônio cultural imaterial e resguarda cultura da comemoração festiva

VARIEDADES - IVE CAROLINE

Data 03/10/2017
Horário 13:25

Presidente Prudente agora tem um novo patrimônio cultural: os desfiles das escolas de samba. No dia 11 de setembro, o PL (Projeto de Lei) 222/17, do vereador Anderson Silva (PSB), foi unanimemente aprovado, definindo eternizar a manifestação, - realizada durante as comemorações de carnaval e envolvendo escolas de samba, blocos e congêneres, e todas as entidades e agremiações carnavalescas, como forma de contribuição para o desenvolvimento cultural e a igualdade racial de Presidente Prudente.

“Eu sempre fui amante do carnaval prudentino e acredito que a população tenha perdido muito quando houve uma diminuição desta festividade. Como vereador, busquei trazer esta lei para resguardar e manter esta importante cultura popular no município. Nossa história de luta cultural está inserida no carnaval e nada mais justo que dar o valor merecido a esta comemoração, fomentando ainda mais este cenário” explica o vereador.

De acordo com Anderson, por meio da lei, os desfiles das escolas de samba passam a ser tratados como uma questão política em respeito à festividade carnavalesca, tornando impossível a inexistência da manifestação durante as datas comemorativas.

“Sou um apreciador da alegria que isso proporciona, não podemos deixar esta história para trás. Com a PL, nossos desfiles agora farão parte do calendário oficial de festividades da cidade o que traz maior visibilidade para o município, inclusive economicamente”, acredita o autor.

 

Alegria

A nova lei é motivo de comemoração para a AESPP (Associação das Escolas de Samba de Presidente Prudente). Munidos de muita paixão e dedicação pela festa de carnaval da cidade, a implantação da nova PL tornou o trabalho da entidade ainda mais empolgante e valorizado, como menciona seu diretor social Fernando Testa.

Conforme ele, durante a comemoração, em fevereiro deste ano, mais de 10 mil pessoas acompanharam os quatro dias da festividade prudentina, número recorde de público, que mostrou a relevância da manifestação.

“Assim como cada agremiação, a associação trabalha arduamente para tornar especial esta época do ano. Quando assumimos a diretoria, nosso primeiro foco foi desenvolver algo bom, para que a população pudesse curtir as escolas depois de anos sem a oportunidade de acompanhar estes desfiles. O projeto de lei veio enaltecer toda essa dedicação e somos muito gratos pelo reconhecimento”, agradece o diretor.

Fernando conta que o carnaval deste ano reuniu seis escolas de samba, que desfilaram com tempo cronometrado, uma novidade neste ano, além do local de realização, na Avenida João Gomes, em frente ao Balneário da Amizade. Para 2018, o diretor enfatiza que o primeiro objetivo é a melhora da área de concentração e dispersão para as escolas, e reforça o incentivo e participação de toda a população prudentina.

Publicidade

Veja também