Projeto ensina 25 moradores de distrito a produzir horta caseira

PRUDENTE - Estevão Salomão

Data 28/10/2015
Horário 08:50
 

Finalizando a etapa 2015 do projeto Horta Caseira e Vida Saudável, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da ESF (Estratégia de Saúde da Família), do Nasf (Núcleo de Apoio a Saúde da Família), e com apoio da Sedepp (Secretária de Desenvolvimento Econômico de Presidente Prudente), realizaram na manhã de ontem mais uma oficina de plantio para cerca de 25 pessoas. A atividade, que ocorreu no Salão Paroquial Nossa Senhora das Graças, no distrito de Montalvão, consistiu na reutilização de garrafas pet e no plantio de mudas de temperos naturais e hortaliças, como manjericão, salsa e cebolinha.

Cada participante – escolhido conforme os programas efetuados pela ESF do distrito - produziu seu próprio sistema de horta, o qual reutiliza a própria água, evita a incidência da dengue, e pode ser cultivado em qualquer ambiente da casa. Entre os cinco profissionais presentes que auxiliaram na execução do procedimento, uma das responsáveis pelo programa, a nutricionista Juliana Santiago Santos, explica que o público-alvo são os grupos de hipertensos, diabéticos, fisioterapêuticos, assim como a população em geral, que aprendem a produzir seu próprio alimento, evitando "o consumo de produtos com alto índice de agrotóxicos". Fator que, segundo ela, é o foco da ação. "O objetivo é ensinar a população do bairro a cultivar hortaliças e temperos naturais em seus domicílios, assim como estimular o consumo desses alimentos saudáveis", acrescenta.

Para a aposentada Anidércia Aparecida Pereira Correia, 58 anos, a iniciativa é "muito boa", tendo em vista, "além de estímulo à alimentação saudável, o trabalho com a mente". Por sua vez, o trabalhador rural José Aparecido Guimarães, 48 anos, classifica o exercício como uma "terapia", e avalia a atenção dos especialistas presentes como incentivador. "Vou reproduzir esta técnica em casa", afirma.

A nutricionista Juliana esclarece que, durante o período de 2015, a oficina já foi realizada nas ESFs do Jardim Humberto Salvador I e II, Morada do Sol, Alvorada I, II e III, Jardim Guanabara e Primavera. Ela ainda pontua que as ações voltarão a ocorrer no ano que vem, quando "possivelmente serão realizadas semestralmente".

 
Publicidade

Veja também