Projeto incentiva práticas e conceitos políticos em Machado

De acordo com a presidente da Câmara, Francis Policate (PV), a iniciativa existe desde 2012, contudo, somente este ano ganhou concreticidade.

REGIÃO - Alana Pastorini

Data 29/05/2013
Horário 08:57
 

Com o objetivo de incrementar a consciência política, incentivando a participação dos jovens nos assuntos pertinentes à administração pública e, assim, aproximá-los das funções legislativas, a Câmara Municipal de Álvares Machado realizou ontem, a primeira sessão mirim. Participaram cerca de 50 pessoas, entre alunos, pais e professores da  Escola Municipal de Ensino e Instituto Fundamental Governador Mario Covas.

Jornal O Imparcial Policate: "Projeto fomenta boas práticas sobre política"

"É interessante sabermos sobre política e sua função. Não basta simplesmente falar que essa área não presta e que todo político é corrupto. Primeiramente precisamos entender o sistema, para depois formarmos alguma opinião concreta", estimula um dos suplentes escolhidos para participar do evento, Igor Carlos da Silva, 14 anos.

De acordo com a presidente da Câmara, Francis Policate (PV), a iniciativa existe desde 2012, contudo, somente este ano ganhou concreticidade. "Com certeza, esse projeto vem agregar conhecimento aos alunos e evidenciar a importância da política. Isso contribuirá para o desenvolvimento de novos políticos preocupados com a governação", pontua. Explica ainda que uma vez por mês uma escola comparecerá ao Legislativo e apresentará sugestões, propostas e matérias para apreciação, cujo resultado será encaminhado ao conhecimento da Prefeitura.

A diretora da instituição, Maria Adélia Martins Vaccaro Tarifa, frisa que são os próprios alunos que escolheram os vereadores e secretários e que os mesmos discutiram juntos com a direção, sobre o que apresentar. "Duas reivindicações foram citadas: colocar grades de proteção na escola e a limpeza de um terreno localizado em frente à instituição", afirma.

O estudante da 8ª série do ensino fundamental, Lucas Antonio Soares, conta que gosta de política. "É por meio dela que governamos uma cidade, País e Estado, proporcionando mais qualidade de vida aos moradores. Ter esse primeiro contato com a área me deixou bastante curioso para buscar mais informações", aponta.

Policate finaliza argumentando que a política é um agente transformador, capaz de proporcionar o desenvolvimento da nação. "Ensinar isto aos jovens é uma maneira de plantarmos a semente da cidadania", expõe.
Publicidade

Veja também