Projeto incentiva saúde e bem-estar em Prudente

PRUDENTE - Estevão Salomão

Data 09/04/2016
Horário 10:53
Formar agentes multiplicadores de informação sobre os princípios de uma vida saudável. Este é o objetivo do programa-piloto "Aquarela, aqui tem saúde", promovido pelo projeto Aquarela, do Parque Ecológico Cidade da Criança, em Presidente Prudente, em parceria com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) e SAS (Secretaria Municipal de Assistência Social). Dando início aos trabalhos anuais, foi realizado ontem, durante os períodos matutino e vespertino, na sede do próprio projeto, um mutirão de exames clínicos, em que cerca de 150 alunos, com faixa etária de 12 a 16 anos, participaram das atividades. As próximas ações estão previstas para agosto e dezembro deste ano.

De acordo com o coordenador do projeto, Fernando Diamante, 40 anos, entre os diversos serviços disponibilizados na oportunidade, estiveram as avaliações odontológica, física, médica, nutricional, testes rápidos, além de atendimento com fonoaudiólogo.

Jornal O Imparcial Diversas atividades foram realizadas na Cidade da Criança

O objetivo da ação, conforme Fernando, é desenvolver a consciência preventiva na rotina de cada envolvido, visto que os atendidos são de baixa renda e, geralmente, buscam ajuda médica apenas em situação de tratamento. "Devemos antecipar as probabilidades de um problema e evitá-lo", diz.

Além dos 150 adolescentes participantes, os exercícios também se estenderão aos demais cadastrados do projeto, o qual oferece 21 oficinas ligadas ao serviço de convivência, e que abriga atualmente pelo menos 315 indivíduos, entre crianças e adolescentes, a partir dos 6 anos de idade. "Para os demais, os ensinamentos serão efetuados durante as oficinas, como orientação verbal e distribuição de panfletos, por exemplo".

Segundo a enfermeira Adelina Maria do Carmo Dalbeto, 62 anos, coordenadora do projeto por meio da Sesau, o grande desafio das etapas propostas é introduzir a ideia de prevenção como prioridade à manutenção da saúde. "Pretendemos concluir de maneira integral o início, meio e fim", diz. Sendo assim, cada demanda registrada receberá uma orientação individual, inclusive a respeito da necessidade de encaminhamento médico.

Por fim, como mencionado, as próximas atividades devem ser desenvolvidas de maneira semelhante nos meses de agosto e dezembro deste ano, no mesmo local.

 

SAIBA MAIS

PROJETO AQUARELA

O projeto Aquarela atende atualmente crianças e adolescentes em vulnerabilidade social, com prestação de serviços ligados à música, esporte, cultura, educação e suas respectivas vertentes. A matrícula é disponível a munícipes em que a renda per capita familiar não ultrapasse os R$ 70 por indivíduo. Em Prudente, 75% dos cadastrados são moradores da zona leste.
Publicidade

Veja também