Projeto Inspira – Ações tem início neste sábado, no Sesc de Prudente

Aulas de meditação ao som de tambores, yoga, danças diversas e bate-papo sobre postura e tecnologia proporcionam reflexões acerca da qualidade de vida

Esportes - DA REDAÇÃO

Data 06/04/2024
Horário 08:09
Foto: Estevão Salomão
Meditação ao Som de Tambores traz uma experiência única de relaxamento e conexão com a natureza
Meditação ao Som de Tambores traz uma experiência única de relaxamento e conexão com a natureza

Em abril, Presidente Prudente recebe atividades durante a sétima edição do projeto Inspira – Ações para uma Vida Saudável, realizado pelo Sesc SP em 38 de suas unidades no Estado com o objetivo de estimular reflexões sobre saúde e qualidade de vida.

No Sesc Thermas, a programação inclui atividades como meditação, yoga, danças árabes, intervenção na piscina e um bate-papo sobre postura e tecnologia. Todas as ações são gratuitas e abertas ao público.

Neste sábado, às 10h, ocorre a Meditação ao Som de Tambores, que traz uma experiência única de relaxamento e conexão com a natureza, ministrada pela instrutora Arlete Domênico e com participação de Eduarda Medina e Elói Histaleck. É um convite ao público para um encontro musical com instrumentos como tambor, djembe e maracá. A atividade é gratuita, ocorre no Bosque do Sesc Thermas e tem classificação etária a partir de 12 anos.

Arlete, Eduarda e Elói voltam no domingo, às 10h, para a aula aberta Yoga com Foco em Meditação, que combina práticas físicas e mentais para promover o equilíbrio, também utilizando os instrumentos tambor, djembe e maracá. Podem participar, gratuitamente, pessoas acima de 12 anos. A prática ocorre no Quintal do Sesc Thermas.

Já nos dias 9, 11 e 13 de abril, é a vez da aula aberta de Danças Circulares, com a focalizadora Factima El Samra, cultuando a celebração e a união entre ritmos e movimentos, proporcionando integração e saúde física e mental. As aulas ocorrem sempre às 10h, em meio ao verde do Bosque, são gratuitas e com classificação de 12 anos.

Outra prática que integra a programação é a de Danças Árabes, também conhecidas como dança do ventre nos países ocidentais ou, no original, como Raks El Sharq (Dança do Leste). Nos dias 9 e 10, terça e quarta-feira, às 19h, o público é convidado para vivenciar no corpo as sutilezas do ritmo, da melodia e da harmonia resultantes de movimentos sinuosos, ondulatório, tremidos e de deslocamentos. A participação é gratuita e ocorre no Quintal, para pessoas com mais de 12 anos.

A intervenção Dança no Parque Aquático acontece no domingo (14), às 11h, com a instrutora Factima El Samra e o professor Marco Timóteo convidando o público para uma viagem de canto, sons e melodias orientais entre tambores e paisagens sonoras nas piscinas do Sesc Thermas. Para acessar o Parque Aquático, é necessário credencial e exame dermatológico válidos. A classificação etária da atividade é livre.

Fechando a programação desta edição do Inspira, no dia 20, um sábado, às 10h, ocorre o bate-papo “Postura e Tecnologia”, comandado pela equipe de Fisioterapia do Sesc, que aborda os cuidados posturais que as pessoas devem ter durante o uso de equipamentos eletrônicos, como celular, tablet ou computadores. O público recebe dicas de exercícios que podem minimizar os desconfortos e evitar problemas ortopédicos mais sérios. O encontro é gratuito e ocorre na Área de Convivência.

Inspira

“As dimensões da saúde estabelecem um plano de fundo para reflexões panorâmicas sobre o tema. O Sesc tem por compromisso o fomento à qualidade de vida, apostando em uma ação sociocultural que possa oferecer situações de convivência, reflexão, diálogo e fruição, estimulando assim um cotidiano sistematicamente saudável e propício para o cuidado comunitário”, explica Luiz Deoclecio Massaro Galina, diretor do Sesc São Paulo.

SERVIÇO
O Sesc Thermas de Presidente Prudente fica na Rua Alberto Peters, 111, no Jardim das Rosas. O telefone para mais informações é o (18) 3226-0400. A programação completa das atividades gratuitas que ocorrem na unidade está disponível em sescsp.org.br/prudente.

Maila Alves 

Aula aberta Yoga com Foco em Meditação combina práticas físicas e mentais para promover o equilíbrio

Gustavo Castellon

Aula aberta de Danças Circulares cultua a celebração e a união entre ritmos e movimentos

Freepik

Outra prática que integra a programação é a de Danças Árabes, nos dias 9 e 10

Cedida

Intervenção Dança no Parque Aquático convida o público para uma viagem de canto, sons e melodias orientais 

Freepik

Bate-papo aborda os cuidados posturais que as pessoas devem ter durante o uso de equipamentos eletrônicos

Publicidade

Veja também