Projeto Lunar arrecada absorventes para combater a pobreza menstrual

Em julho, cerca de 400 mulheres assistidas pelo Fundo Social de Solidariedade de Prudente foram beneficiadas através de kits de higiene do projeto, que é vinculado ao Núcleo Atena

PRUDENTE - WEVERSON NASCIMENTO

Data 29/08/2021
Horário 05:07
Foto: Cedida
Projeto já beneficiou cerca de 400 mulheres assistidas pelo Fundo Social de Solidariedade de Prudente
Projeto já beneficiou cerca de 400 mulheres assistidas pelo Fundo Social de Solidariedade de Prudente

O Projeto Lunar, criado pelas estudantes de Direito da Toledo Prudente Centro Universitário, Júlia Tietz e Isabela Monteiro, tem ajudado centenas de mulheres quando o assunto é a pobreza menstrual. O termo pode ser definido pela escassez não apenas de produtos de higiene, mas também pela falta de acesso a condições básicas para que a higiene seja realizada, ou seja, envolvem condições dignas de moradia, infraestrutura, saneamento básico, acesso à educação e informação. Em julho, cerca de 400 mulheres assistidas pelo Fundo Social de Solidariedade de Presidente Prudente foram beneficiadas através de kits de higiene do projeto, que é vinculado ao Núcleo Atena. A arrecadação deste segundo semestre será voltada para o evento Outubro Rosa, que deverá ser promovido pela entidade social para assistidas e mulheres em situação de rua.

A ideia do Projeto Lunar partiu de uma palestra promovida pelo Núcleo Atena – que é um grupo de estudos feministas – sobre mulheres no sistema carcerário, ministrada pela professora da disciplina de Direito Penal da Toledo Prudente, Fernanda Madrid. Conforme as idealizadoras, a palestrante tratou sobre a pobreza menstrual dentro das penitenciárias brasileiras e sobre a falta de acesso aos produtos de higiene básica pelas mulheres inseridas no sistema carcerário, e isso foi o que trouxe a ideia inicial para o projeto. “Depois da palestra, nós fomos conversar com a Fernanda Madrid e com a professora Ligia Maria Lario Fructuozo, que também é coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica da instituição, para buscarmos meios efetivos para arrecadações, bem como o desenvolvimento e a gestão das doações finais”.

Atualmente, em Presidente Prudente, existem mais de 8 mil famílias que possuem uma renda mensal per capita de R$178, conforme dados levantados pelas idealizadoras do Projeto Lunar através do Fundo Social de Solidariedade. A meta, segundo elas, é manter a constância de entrega ao Fundo Social. “Realizar uma única doação ajuda, mas não é o suficiente para amenizar as consequências que essa problemática traz. Por isso, precisamos manter uma determinada frequência para realmente mudarmos a realidade de tantas pessoas que passam por isso”.

A arrecadação desse segundo semestre será voltada ao evento Outubro Rosa, que será promovido pelo Fundo Social de Solidariedade, em Presidente Prudente. Os kits arrecadados pelo Projeto Lunar serão entregues para mulheres em situação de vulnerabilidade social e também àquelas em situação de rua.

O evento ainda está sendo organizado, contudo, prevê que as assistidas pelo fundo terão acesso à assistência jurídica, alimentação, salão de beleza (cabeleireiros), consultas médicas e palestra sobre saúde menstrual/sexual, além de receberem os kits com os produtos de higiene arrecadados pelo Projeto Lunar.

Núcleo Atena

O Núcleo Atena é um grupo de estudos feministas formado por Júlia Tietz e Isabela Monteiro. O objetivo era criar um espaço de segurança para democratizar o acesso à informação e abrir discussões sobre assuntos, que, muitas vezes, são ignorados. O núcleo, segundo elas, não possui vínculo com instituições, já que a vontade das integrantes era fazer um grupo independente e aberto para que qualquer pessoa, de qualquer lugar, pudesse assistir e participar dos encontros que acontecem de maneira on-line justamente para facilitar a qualquer um que tenha interesse em participar – tanto mulheres, como homens.

Hoje, no 10º período de Direito na Toledo Prudente Centro Universitário, elas contam com apoio da instituição de ensino e de inúmeros professores, principalmente de mulheres que estão sempre participando dos encontros, não só como ouvintes, mas também como palestrantes, já que elas foram a inspiração inicial para a criação do núcleo, e fazem questão de reforçar a importância da representatividade e conquista dos espaços por mulheres, detalha as estudantes.

Já quanto ao Projeto Lunar, elas contam que buscaram trazer uma personalidade própria para que consigam organizar as arrecadações, doações e prestação de contas, além de utilizar as redes sociais do projeto para trazer conteúdo próprio e informativo sobre saúde menstrual (Instagram: @projetolunar_ e @nucleoatena).

Saiba mais
O termo foi criado na França e mapeia todos os efeitos que a falta de condições financeiras e infraestrutura provocam nos cuidados com o ciclo menstrual. No Brasil, segundo levantamento das estudantes, meninas e mulheres de 15 a 20 anos chegam a passar meses sem acesso aos absorventes menstruais, o que faz com que elas busquem outros meios para substituir esse produto, como pedaços de pano, roupas, meias, papel higiênico, jornal e até mesmo miolo de pão.

O estudo também aponta que, diante de milhares de brasileiros que vivem hoje em situação de extrema pobreza (em 2020, mais de 14 milhões de famílias possuíam uma renda per capita de R$89), é uma consequência que muitos vivam a realidade da carência de produtos e infraestrutura básica para a higiene, já que muitos não conseguem acesso aos itens de sobrevivência (água, alimentação e moradia) e, consequentemente, aos insumos necessários para o período de menstruação. “As políticas de distribuição de absorventes não avançam no Brasil, por isso as mulheres acabam contando com o apoio de movimentos sociais. Um dos primeiros passos pra erradicar toda a problemática que envolve essa questão é falar sobre ela, tirando a estigmatização/tabu que afeta diretamente à saúde mental e física de milhares de pessoas”.

SERVIÇO
As pessoas interessadas em doar podem se dirigir aos pontos de coleta ou entrar em contato através do telefone (18) 99664-5818. Além das arrecadações físicas, também aceitam depósito em conta (chave PIX: lunarprojeto@gmail.com). As redes sociais do projeto também trazem conteúdo próprio e informativo sobre saúde menstrual - Instagram: @projetolunar_ e @nucleoatena.

 

Pontos de Coleta em Prudente

• Supermercado Avenida - Av. Cel. José Soares Marcondes, 2555 - Vila Roberto;

• Supermercado Estrela - Av. Cel. José Soares Marcondes, 1750 - Vila Euclides;

• Supermercado Sublime - R. Michio Kawaguchi, 10 - Jardim Cinquentenário;

• Toledo Prudente Centro Universitário - Praça Raul Furquim, 9 - Parque Furquim.

Publicidade

Veja também